Representantes da Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, da CLEMAR Engenharia e moradores da localidade da Embira, zona rural do município, estiveram reunidos na Escola Municipal da comunidade na tarde desta quinta-feira (19), para discutirem a implantação de uma torre de telefonia celular no local.
A moradora Joanice Pereira de Santana, disse que a população teme que a radiação emitida pelas antenas de telefonia móvel possa provocar problemas de saúde na população. “Eu vi na internet que as ondas emitidas por essas antenas podem provocar câncer de pele”, argumenta. Depois de recolher mais de duzentas assinaturas em um baixo assinado, os moradores ameaçaram realizar um protesto interditando um trecho da BR101 pedindo a paralisação das obras que estão sendo realizadas próximas a algumas casas.
Segundo a Secretária de Desenvolvimento Econômico do município, Elca Lícia Hashegawa, não existe nenhuma comprovação científica de que essa radiação provoque mal à saúde humana ou ao meio-ambiente. A obra recebeu parecer favorável do Conselho das Cidades e das Secretarias de Meio Ambiente e Infraestrutura, obteve o alvará de licença para construção, porque estava tudo dentro da mais perfeita ordem. “Jamais traríamos algo para este local para prejudicar o povo da Embira”, explica.
Segundo Rafael Cipriano, da CLEMAR Engenharia, a potência emitida pelas torres de celular no Brasil é menor que os EUA e Canadá. Mesmo depois das inúmeras explicações técnicas sobre um funcionamento das estações de rádio base (ERB), a população se mostrou irredutível. ” Essa torre só trouxe problema para o povo que mora aqui. Eu não aceito”, dizia em voz alta um morador. Questionado pela reportagem do FORTE NA NOTÍCIA sobre o posicionamento da empresa diante do impasse, Rafael disse que não tinha autorização para falar sobre o assunto. “ Vamos esperar a decisão do Ministério Público”.
Fonte: Muritiba Notícias / Postado por Alexandre Matos
20 de Janeiro de 2011