Passar horas jogando vídeo-game e acessando a internet são hábitos cada vez mais comuns entre crianças e adolescentes. Preocupados com a segurança dos pequenos, muitos pais preferem que eles fiquem expostos às mídias eletrônicas, do que estarem na rua praticando uma atividade física. Mas o que parece ser uma medida de cautela pode causar sérios problemas à saúde como a hipertensão arterial.
Para o cardiologista do Hospital da Bahia (HBA), Thiers Chagas, a superexposição às mídias eletrônicas, além de levar o indivíduo ao sedentarismo, também faz com que ele desenvolva problemas mais graves. “Com o uso incontrolado do computador e do vídeo-game, houve uma redução drástica da prática de atividade física. Muitas pessoas passam horas jogando na internet, comendo salgadinhos e se alimentando mal. A combinação desses fatores tem levado um número muito alto de crianças e adolescentes a desenvolverem doenças cardiovasculares, como a hipertensão”.
Outro fator que também contribui para a aquisição da hipertensão ainda na infância são os jogos eletrônicos. Muitos deles levam a criança ao estresse, comprometendo o seu sistema cardiovascular. “Jogos que são violentos podem interferir na saúde, pois muitos deles levam a um nível elevado de estresse sem que a pessoa perceba. Quando estão estressadas elas liberam uma série de hormônios que são capazes de comprometer as funcionalidades das artérias”, alerta Chagas.
Fonte: Tribuna/ Postado por Alexandre Matos
27 de Março de 2012