Cachoeira será mais uma vez a capital do Estado da Bahia

Além do São João, Cachoeira prepara também uma grande festa para o dia 25 de junho, quando a cidade se torna capital do estado. As celebrações pela transferência da capital são prestigiadas por políticos e autoridades de todo o país. Este ano, o orador da sessão solene em homenagem a data será o juiz Alberto Raimundo Gomes dos Santos (foto), ex-titular da Comarca de Cachoeira.

As celebrações em homenagem a Independência começam neste sábado (1), às 19h30, com a tradicional levada dos mastros por autoridades e populares da Câmara de Vereadores para os bairros do Caquende e Ponta da Calçada, onde serão fincados e permanecerão até o final das comemorações.

O ato simboliza a delimitação do território livre de Cachoeira do domínio de Portugal, após a proclamação pela Câmara de Vereadores de Cachoeira do príncipe D. Pedro como regente do Brasil, em 25 de junho de 1822.

O governo do estado também participa dos festejos, através da Secretaria de Cultura, promovendo mais uma vez a Rota da Independência que, entre suas novidades, trará para a cidade a Biblioteca Móvel da Fundação Pedro Calmon. Entre os dias 25 de junho e 10 de julho, a Rota da Independência passará por Cachoeira, Muritiba, Maragojipe, Governador Mangabeira, Santo Amaro, São Gonçalo dos Campos e Santo Antônio de Jesus.


Postado por Alexandre Matos
02 de Junho de 2013