Fábrica de biscoitos é interditada na cidade de Santo Antônio de Jesus


Duas toneladas de biscoitos e ingredientes usados no preparo do alimento foram descartadas  no aterro sanitário de Santo Antônio de Jesus (a 185  km de Salvador) nesta sexta-feira, 23.

O produto, da marca Vitale, era fabricado pela Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios Ltda. e foi considerado impróprio para o consumo humano pela Vigilância Sanitária, que   interditou a fábrica  na última quarta-feira.
Segundo o órgão, a fiscalização foi motivada por denúncias  do Ministério Público e de moradores da área,  que relataram irregularidades e  falta de higiene nas instalações e equipamentos da fábrica e na manipulação do produto.
"A produção era feita sem higiene. A rotulagem estava inadequada, funcionários trabalhavam sem o equipamento de proteção individual (EPI), sem sapatos, calças, aventais ou máscaras", informou  o diretor da Vigilância Sanitária, Ricardo Mendes.

Também foram comprovadas irregularidades como pisos e paredes inadequadas; sanitários próximos à área de produção; pias sem sabonete e papel, para higiene das mãos; portas e janelas sem proteção, facilitando a entrada de animais; madeiras com acúmulo de sujeira; máquinas de produção em péssimo estado de conservação e alimentos destinados ao descarte misturados com os de comercialização.

Sem documentação - De acordo com  a Vigilância Sanitária, o alvará de funcionamento da fábrica também não foi encontrado.

A direção do estabelecimento responsável pela fabricação dos biscoitos Vitale não foi localizada para falar sobre o assunto. Mas, de acordo com informações da Vigilância, um dos sócios da fábrica afirmou  que vai apresentar  toda a documentação.

"Até hoje (ontem) não recebemos nada. Mas, com certeza,  o estabelecimento não possui alvará sanitário. É uma fábrica clandestina. Cerca de 20 pessoas trabalhavam no local sem qualquer proteção de segurança ou higiene",  afirmou Ricardo Mendes.

Segundo a Vigilância, a  fábrica só volta a funcionar após o cumprimento de todas as exigências higiênico-sanitárias e a realização de uma nova vistoria no local. 
Próxima ação - O órgão fiscalizador informou ainda que, na próxima semana, os biscoitos da marca Vitale encontrados em estabelecimentos comerciais serão recolhidos. "Vamos inspecionar supermercados, mercearias e padarias da cidade para retirar o produto das gôndolas", afirmou Ricardo Mendes, da Vigilância. ono de um mercadinho no  bairro Calabar, onde fica a fábrica,  José Antônio Prado disse que já suspendeu  a venda do produto. "Recolhemos os biscoitos e, agora, vou cobrar dos donos da fábrica o que paguei", disse.