Em nota, Otto Alencar critica a ANTT e o ministro César Borges


O governador em exercício, Otto Alencar enviou nota à imprensa nesta quinta-feira, (19), onde contesta os termos utilizados em outra nota divulgada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, na última quarta-feira (18). De acordo com o texto do governador em exercício, o material tenta justificar a omissão do órgão regulador diante dos péssimos serviços prestados pela concessionária Via Bahia, notadamente no trecho da BR-324, ligação Salvador-Feira de Santana, objeto de constantes reclamações por parte dos baianos. 
 
“Como governador em exercício cobrei da ANTT providências em relação aos péssimos serviços prestados pela concessionária Via Bahia e, para a minha surpresa, acabei alvo de agressões gratuitas, covardes e rasteiras por parte de pessoas que sequer se identificaram”, afirmou Otto, ratificando que a sua queixa procede ao cobrar agilidade na conclusão das obras da cratera formada na BR 324, saída de Salvador, há mais de cem dias. “Um verdadeiro absurdo cometido contra a população baiana, contra a economia do Estado, enquanto a ANTT cruza os braços”, argumenta.
 
“Quando critiquei a atuação da Agência Reguladora, não acusei nem nominei absolutamente ninguém de fazer traficância. Apenas lembrei o passado obscuro de alguns órgãos federais e solicitei que os seus dirigentes saíssem do gabinete e adotassem uma ação mais efetiva. Se a fiscalização do serviço fosse da minha responsabilidade, e nada fosse feito para melhorar, já teria decretado a caducidade do contrato há muito tempo”, explica.
 
Otto não descarta que, por trás da nota, exista algum tipo de ressentimento ou motivação política por parte do atual ministro dos Transportes, César Borges, a quem está vinculada a ANTT: “Ele ainda não se conformou com a derrota que teve para o senado em 2010 e agora usa destes artifícios para nos atingir. Essa postura é inaceitável e lamentável”, salienta Otto, que esperava uma postura mais democrática do Ministro. “A atitude que eu tomei deveria ter partido do Ministro que tem o poder de atuar sobre a Via Bahia, por ele ser baiano e ver o que a população está sofrendo, mas não, o que recebo são essas palavras raivosas que nada ajuda para solucionar o problema que há mais de cem dias tem prejudicado a vida de todos nós. Não sabia que a ANTT advogava para a Via Bahia”, disse.
 
“Volto a reafirmar tudo o que falei sobre a ANTT. Não retiro uma única vírgula sobre o que disse da complacência deles. Conversei com o diretor-geral em exercício da ANTT, o senhor Jorge Passos, e fui tratado com muita cordialidade e compreensão, e agora me vejo surpreendido com palavras descabidas que partem, certamente, não da ANTT, mas da assessoria do Ministro César Borges”, disse, ao arrematar com um pedido: “Espero que eles decretem a caducidade do contrato com a Via Bahia”, por tudo que esta tem praticado.
 
Resposta do Ministro César Borges
 
O ministro César Borges divulgou nota onde repudia as declarações do vice-governador Otto Alencar que, segundo ele, procura envolvê-lo em suas querelas com os órgãos públicos federais, como o DNIT e a ANTT.
 
Para o ministro, estes órgãos sentiram-se atacados injustamente e, dentro do seu direito, deram respostas às acusações. A mais recente foi a grave acusação de “traficância” feita à ANTT que, se o vice-governador possui provas, o ministro gostaria de recebê-las para a tomada de providências.
 
Quanto à defesa dos interesses baianos, o ministro César Borges, ex-governador e senador pela Bahia, sempre assumiu e continuará assumindo a postura de forma intransigente e firme, mas com ponderação e consequência de seus atos e falas

Sexta, 20 de setembro de 2013