Pinheiro cobra celeridade na tramitação do Voto Aberto no Senado



Nesta quinta-feira (19), primeiro dia de discussão da PEC do Voto Aberto, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) cobrou do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), celeridade na realização das sessões de discussão para a votação da proposta que garante o fim do voto secreto em todas as tramitações do Legislativo.

Pinheiro reiterou o pedido para inclusão da proposta na pauta, como já havia feito no dia anterior, e a apreciação da PEC nas próximas sessões, sem que haja interrupção da tramitação das sessões de discussão. O receio dele é que a proposta tenha o mesmo destino de outra de igual teor – a PEC 20/2013, de autoria do senador Paulo Paim (PT/RS) – que já se encontrava na pauta do plenário, com requerimento votado com apreciação em regime especial e, mesmo assim, não foi votada.

A segunda sessão de discussão está prevista para a próxima terça-feira (24). De acordo com a Constituição, para ser aprovada, uma PEC tem que passar por dois turnos de votação no Plenário, sendo que o primeiro deve ser precedido de cinco sessões de discussão. Em cada turno, são necessários pelo menos 49 votos favoráveis.

Confira aqui intervenção do senador Pinheiro na sessão desta quinta.


Sexta, 20 de setembro de 2013