Salvador tem falta de médicos, diz secretário municipal da Saúde


O secretário municipal de Saúde José Antônio Rodrigues Alves é o entrevistado da semana do Bocão News. O gestor, que veio da administração da Santa Casa de Misericórdia, afirma que transita bem entre os papéis de “pedra” e “vidraça”, mas que mesmo assim a função de gestor é dura, especialmente com a grande “descontinuação administrativa” que encontrou na pasta ao assumir o cargo.

Apesar da cidade estar em vias de resolver os problemas históricos da saúde no atual momento da secretaria, Alves revela que a capital baiana sofre com falta de médicos. Para ele, o problema é causado por um histórico desleixo das autoridades para com as instituições de formação de novos atendentes e também pelo mercado aquecido da saúde. Este cenário faz com que muitas vezes os médicos baianos evitem o serviço municipal em busca de melhores remunerações.

Para o secretário, o pior momento de caos na saúde da cidade já passou e há boas perspectivas para o final do ano na cidade. Entretanto, reconhece que falta muito a ser feito. “Se você me perguntar se encerrar o período atual com 50% de cobertura de atenção básica é suficiente eu digo: “não”. Não é suficiente. É pouco, ainda é pouco para atender a população.”

Quarta, 25 de setembro de 2013