Futuramente a UNEB poderá disponibilizar o curso de Rádio e TV para Stº Antônio de Jesus

Ana Lúcia Borges de Carvalho, professora de Comunicação Social na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus I, em Salvador, em entrevista ao programa Andaiá Urgente desta segunda-feira (4), falou sobre a avaliação que possivelmente decorrerá na implantação do curso em Rádio e TV, que contará com o apoio da Rede Baiana de Rádio (RBR).
De acordo com a professora, no final do ano de 2010 era do interesse da Universidade caminhar com o curso de Rádio e TV para outro campus. A UNEB contava com certos apoios, mas não foi uma realização possível para aquele ano em termos de infraestrutura. “Mas esse sentimento em mim sempre permaneceu muito forte, até que em determinado momento passei a fazer pesquisas em Rádio e TVs, tanto em Salvador como em algumas cidades do interior. A partir dai, passei a perceber que os profissionais que atuam nesse campo de Rádio e TV, na realidade eles não fizeram cursos de formação. O que hoje eles praticam decorre de um processo de ‘aprender fazendo’, mas todos apresentavam uma vontade muito grande em ter oportunidade de capacitar-se e receber um diploma. Então, falei com alguns amigos professores e começamos a amadurecer a ideia”, disse.
Questionada sobre a real situação da implantação do curso, Ana Lúcia explica que a implantação não decorreu anteriormente em função de problemas de departamento, “infelizmente a gente tem que obedecer a certos procedimentos. É preciso que se saiba que todos os projetos estão prontos. No momento estamos esperando pela nova gestão. As visitas que venho fazendo são com a intenção de verificar qual campus apresenta a melhor infraestrutura no momento, para a implantação do curso. No período todas as possibilidades estão abertas, mas precisamos saber quem poderá nos apoiar quais instituições e organismos na cidade, poderão nos ajudar para que o curso realmente aconteça”, explicou.
A professora sinalizou ainda que para a implantação de um curso graduação perpassa por uma tramitação mais complicada, pois, a Universidade cobra que se tenham salas, laboratórios e professores específicos para o pleno funcionamento do curso. “Para a implantação do curso superior o processo será mais demorado, mas como possuímos projetos para módulos de curso de extensão e que possivelmente poderão se transformar em uma Pós-graduação, obedecendo a todos os rigores da lei e beneficiando aqueles que já possuem formação superior em algum curso. Dependendo do apoio institucional que tivermos, a possibilidade de implantação dessa Pós em Santo Antônio de Jesus é grande”, finalizou.

Terça, 05 de Novembro de 2013