Internet 4G pode ter maior alcance e propagação no Brasil


Baixe Foto_CCT.jpg (353,8 KB)

A internet móvel de quarta geração (4G) poderá ter maior alcance e melhor propagação no Brasil, a partir do leilão da faixa de frequência de 700 MHz. O assunto foi debatido nesta terça-feira (29), numa audiência pública proposta pelo senador Walter pinheiro (PT-BA), na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT).
Para Pinheiro, é fundamental a participação do Senado nesta decisão do leilão da faixa de transmissão para internet 4G, por se tratar de uma política de Estado para viabilizar a universalização do acesso à internet. “Essa decisão não pode ser meramente comercial como foi a decisão em relação ao padrão da TV Digital. Ela vai influenciar a vida das pessoas”, disse Pinheiro.
O uso da faixa de 700 MHz para o 4G já acontece em outros países, entre eles Estados Unidos e Japão. Segundo a Anatel, essa faixa traz vantagens em relação à faixa de 2,5 GHz, primeira a ser leiloada para prestação do 4G no Brasil, em junho de 2012, como a menor necessidade de antenas, melhor qualidade no tráfego de dados e capilaridade.
A possibilidade de interferência do 4G sobre a transmissão da TV Digital é a principal preocupação de empresas de radiodifusão. Porém, representantes do Ministério das Comunicações afirmaram que a pasta tem tomado todas as precauções necessárias para garantir a convivência entre o sinal de TV Digital e a internet móvel de quarta geração (4G). A partir de 2 de maio, o edital vai estar disponível para consulta pública por 30 dias na página da Anatel na internet. A audiência pública também foi proposta pelo senador Vital do Rego (PMDB-PB).

Terça, 29 de Abril de 2014