BaVi termina empatado e Ney não quebra tabu


O Vitória esteve perto de embalar com estilo no Campeonato Brasileiro. Na noite ontem, a equipe do técnico Ney Franco visitou o Bahia na Fonte Nova pela quarta rodada da competição nacional e saiu na frente com gol do atacante Souza na etapa inicial, mas quando já encaminhava o triunfo tomou o empate por 1 a 1 com 1min de acréscimos do segundo tempo, resultado final do clássico baiano.
A igualdade no fim da partida deixa o Bahia dentro do G-4 do Brasileiro, com sete pontos em quarto lugar. O Vitória, que vinha de importante triunfo fora de casa sobre o Fluminense, fica com cinco pontos, em 12º lugar.
O jogo começou com velocidade e vontade de ambas as equipes, mas os times pecavam na parte técnica. A primeira chance foi do ex-Vitória, Maxi Biancucchi, que quase aproveitou sobra de escanteio na área aos 8min. A partida continuou intensa, mas sem grandes lances de perigo até os 30min, quando Pittoni foi lançado e chutou forte, mas foi parado pelo arqueiro Wilson.
Em uma das raras chegadas do clube rubro-negro, o Vitória saiu na frente. Aos 39min, Marquinhos cobrou escanteio e Souza aproveitou a queda do goleiro Marcelo Lomba para cabecear sozinho para o gol vazio. O Bahia reclamou de falta sobre o arqueiro, mas teve que ir para o intervalo atrás no placar.
Na volta para a etapa final, o Bahia foi atrás do empate e ameaçou uma pressão nos primeiros minutos. Na oportunidade mais perigosa, Biancucchi saiu na cara do goleiro Wilson, mas chutou fraco e viu o adversário fazer a defesa.
No fim da partida, o time mandante se jogou mais ainda ao ataque em busca do empate e, quando o revés já parecia certo, foi compensado: o garoto Pará apareceu aos 46min do segundo tempo para deixar tudo igual, com belo toque na saída do goleiro Wilson após se livrar de dois marcadores.
É o sexto Bavi que Ney Franco não consegue vencer. Três derrotas e 3 empates. O Vitória não vence o clássico há 7 jogos.

Bahia 1 x 1 Vitória - 4ª rodada do Brasileiro 2014
Local: Arena Fonte Nova, Salvador
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Marcio Eustaquio Santiago (MG) e Fabio Pereira (TO)
Público: Pagantes 21 mil; Presentes 24 mil. Renda: 650 mil reais
Bahia: Marcelo Lomba; Roniery, Demerson, Titi e Pará; Fahel (Henrique) e Uelliton; Pittoni, Talisca (Emanuel Biancucchi) e Branquinho (Rafinha); Maxi. Técnico - Marquinhos Santos
Vitória: Wilson, Ayrton, Alemão (Dão), Luiz Gustavo e Juan; Coruja (Léo Costa), Welison e Hugo (Josa); Marquinhos, Caio e Souza. Técnico - Ney Franco

Próximo jogos:

Na quinta rodada, no próximo fim-de-semana, o Bahia vai enfrentar diante do Sport, às 16 horas, de domingo, em Recife, na Ilha do Retiro, No domingo, mas às 18h30, o Vitória vai receber o Palmeiras, ainda sem técnico após a demissão de Gilson Kleina.
Pela Copa do Brasil, o Bahia recebe o América(MG) na quarta-feira, na Fonte Nova, às 19h30.

Outros resultados pelo Brasileiro:

Sábado:
Palmeiras          2 x 0 Goiás
Internacional      2 x 1 Atlético-PR
Botafogo            6 x 0 Criciúma

Domingo:
Fluminense        2 x 0 Flamengo
São Paulo          1 x 1 Corinthians
Atlético-MG        2 x 1 Cruzeiro
Chapecoense    1 x 2 Grêmio
Coritiba             0 x 1 Sport
Figueirense       0 x 2 Santos

Classificação:
1                       Internacional    10     
2                       Fluminense      9       
3                       Corinthians      8       
4                       Bahia              7
5                       Cruzeiro 7       
6                       Sport              7       
7                       Grêmio            7
8                       Goiás              7
9                       Palmeiras        6
10                     São Paulo       6
11                     Santos            6
12                     Vitória             5
13                     Botafogo         4
14                     Atlético            4       
15                     Atlético            4       
16                     Flamengo        4
17                     Criciúma         3       
18                     Coritiba           3
19                     Chapecoense  1
20                     Figueirense     0       

Opinião:

Assisti o BaVi da arquibacanda. Foi um dos piores clássicos pelo Brasileiro. Times com pouco interesse, quase nenhuma movimentação e até demonstravam covardia. Discordo do que ouvi da crônica de que a partida foi boa ou muito boa. A torcida, assim como a partida, não estava empolgada e só vibrou em alguns momentos, como nas expulsões de um jogador de nada lado no mesmo momento.
Tanto Marquinhos Santos como Ney Franco armaram esquemas não ofensivos, mas preocupados como o resultado. Faltam jogadores de qualidade, os chamados craques, consistência defensiva, criação no meio e consciência ofensiva. Nem Hugo e Caio pelo Vitória nem Maxi e Talisca pelo Bahia produziram.
As duas equipes precisam melhorar e muito porque vai enfrentar times de melhor qualidade e correm risco na competição.

Colo-Colo volta e Jacobina chega à Primeira Divisão

A primeira divisão do Campeonato Baiano tem dois novos integrantes: Colo-Colo e Jacobina. Os times do interior garantiram vaga no estadual para temporada 2015 ontem(11), após a realização da última rodada da primeira fase da competição. Agora, as duas equipes vão decidir o título da divisão de acesso em partidas de ida e volta.
O Tigre venceu o Fluminense de Feira por 2 a 0, fora de casa, e garantiu a primeira posição da divisão de acesso com 23 pontos. Já o Jacobina ganhoudo Jequié em casa, por 3 a 0, e superou o Flamengo de Guanambi, que até venceu o Leônico por 4 a 3, empatou com o Jacobina no número de pontos (20), mas perdeu no saldo de gols: 11 a 10.

Tem gente da imprensa que chamam o Campeonato Baiano de Baianão ou de elite. Ora, se os jornalistas e radialistas não se enquadrarem para falar a verdade, vamos continuar sendo mal avaliados nas pesquisas populares que nos apontam com uma dos piores do Brasil. Uma competição que tem 60, 80 ou menos de 100 pagantes e 45 mil pagantes em duas partidas na final não pode ser grande. Reflete a "digestão" na área administrativa do nosso futebol, que há 12 anos somente cai no ranking da CBF por não ter dirigentes de qualidade e compromissados com o sucesso. Repito o que já falei: em 2002 éramos 6º. Hoje somos 9°.

Caixa 2 na Europa envolve grandes e Secretário da Fifa

Reportagem publicada ontem pelo jornal "O Estado de S. Paulo" mostra como funcionava um esquema de caixa 2 no futebol europeu desmascarado pela justiça francesa.A suspeita principal, segundo o jornal, é de fraude fiscal e crimes financeiros. O esquema tinha como objetivo principal diminuir o valor dos impostos pagos em transações de jogadores e pagamento de salários.
Um exemplo era o que acontecia entre PSG e Nike no período entre 1998 e 2005, com a fornecedora de material pagando o direito de imagens de atletas, incluindo Ronaldinho, em paraísos fiscais, o que seria ilegal. Depois, para restituir a Nike, o PSG inventava multas, como a que os jogadores usavam chuteiras de outras marcas.
A justiça francesa investigou Valcke porque ele era um dos executivos da empresa que fazia a intermediação entre PSG e Nike. Mas ele não chegou a ser acusado formalmente.
PSG e Nike foram procurados pela reportagem do "O Estado de S. Paulo". O time francês disse que o assunto se trata de "questões de administrações passadas". A Nike disse que atua de forma "íntegra".

Cambistas continuam vendendo ingressos superfaturado para a Copa

O programa Fantástico, da TV Globo, mostrou a ação de cambistas que vendem ingressos para a Copa do Mundo. As entradas começaram a ser distribuídas pela Fifa aos torcedores em abril. Os atravessadores cobram até R$ 2 mil reais por ingressos que foram vendidos por R$ 300.
Num dos casos, o programa mostrou um sargento do Corpo de Bombeiros que vendeu ingressos dentro do quartel da corporação no Rio de Janeiro. A Fifa confirmou que as entradas vendidas eram originais.
"Eu compro ingresso de fora do Brasil. É outro esquema", afirmou o sargento, que não sabia que estava sendo gravado.
A Fifa já vendeu 2,5 milhões de entradas para a Copa do Mundo, que começa no dia 12 de junho, com jogo do Brasil contra a Croácia, em São Paulo. A Fifa, dona do torneio, irá lançar outros lotes de entradas no site até o início da competição.


Terça, 13 de Maio de 2014