PT acusa tucanos de utilizar anúncios pagos para aumentar popularidade nas redes sociais


Autodeclarado como o partido com perfil oficial mais popular do Facebook, o PT denunciou nesta quinta-feira (26) que o PSDB montou um “esquema de financiamento privado” que lhe ameaça o posto. De acordo com texto publicado no site oficial da legenda de Dilma, os tucanos recorreram ao anúncio pago para “inflar” a popularidade de sua conta na rede social. Os petistas afirmam que por causa disso a página do PSDB no Facebook recebeu cerca de 70 mil novas “curtidas” em uma semana. Ao “curtir” um perfil, o usuário do Facebook transforma-se em um “seguidor”, ou seja, passa a receber todas as publicações relativas àquela página. “O número representa, no período, um aumento de 61% no volume de “fãs” do partido, que subiu de 110 mil para quase 200 mil”, afirma o texto. Na noite desta quinta, o perfil do PSDB contava com mais de 201 mil seguidores, enquanto o PT tinha 248 mil. A diferença, argumentam os petistas, é na forma de conquistar o público. “As curtidas do PT são orgânicas, ou seja, as pessoas voluntariamente aderem à causa do partido e convidam amigos para visitar a página”, diz o texto. Responsável pelas redes sociais do PT, o vice-presidente do partido, Alberto Cantalice, reconhece não haver ilegalidade, mas desafia os tucanos para uma “confrontação política”. O PSDB não esconde que se utilizou do anúncio pago para ampliar o número de seguidores e argumenta que este expediente foi utilizado por diversos partidos, inclusive o próprio PT do Acre. No final de maio, petistas e tucanos trocaram acusações de utilização de perfis falsos no Twitter e no Facebook para difundir informações difamatórias do adversário. O caso foi parar na Justiça. Informações Estadão

Sexta, 27 de Junho de 2014