Bola Redonda com Yancey Cerqueira

Empate deixa Bahia ainda na Zona

Um empate, que em princípio não é bom negócio para nenhuma das partes, foi o que conseguiu o Bahia diante do Palmeiras depois do jogo no Pacaembu. Os donos da casa saíram na frente na partida da 13ª rodada do Brasileirão, com um gol de Henrique no segundo tempo, mas poucos minutos depois o Tricolor empatou com Kieza, que marcou o primeiro gol dele com a camisa tricolor. A reação esperada pelas duas torcidas ainda não veio e os times ampliam as sequências sem vencer na competição.
A contabilidade tricolor chegou aos 10 jogos sem registrar vitória no campeonato. Com o empate e um ponto marcado, nada mudou na situação tricolor na tabela de classificação. Agora com 10 pontos, o Bahia permaneceu em 19º, na vice-lanterna e empatado em pontos com o Flamengo, que voltou à última colocação. Com 14 pontos, o Palmeiras, que chegou à sétima rodada sem vencer, perdeu uma posição e saiu de campo ocupando o 14º lugar.
Na 14ª rodada do Brasileirão o Bahia voltará a jogar em casa e recebe o Goiás, no sábado (9), para a partida na Fonte Nova, a partir das 18h30. Mas antes, na quarta-feira (6), o Tricolor tem jogo pela Copa do Brasil e também na Fonte Nova recebe o Corinthians na partida de volta da terceira fase da competição, brigando por uma vaga nas oitavas. O próximo jogo do Palmeiras no Brasileiro será no domingo (10), quando o Alviverde enfrenta o Atlético Mineiro, no Independência, a partir das 18h30.

Uma virada no jogo e no Brasileiro

Após a espetacular vitória de virada sobre o Grêmio, por 2 x 1, na noite deste sábado, o time rubro-negro está de folga neste domingo. A reapresentação será nesta segunda-feira, 4, às 15h30, para o início da preparação visando o jogo contra o São Paulo, domingo, 10, às 18h30, no Estádio do Morumbi, em São Paulo.
Para o jogo em São Paulo, o técnico Jorginho terá de volta o volante Adriano, que não pôde enfrentar o Grêmio por ser jogador vinculado ao clube gaúcho e estar por empréstimo ao Vitória.
O treinador Jorginho ficou satisfeito com a reação do time no segundo tempo e creditou o gol do Grêmio a uma desatenção.
Além de vencer, o Rubro-Negro consegue pela primeira vez ganhar duas partidas seguidas na competição após 13 rodadas.

A primeira vitória em casa

No primeiro tempo, o Vitória começou tomando a iniciativa, e após sofrer o gol de Barcos - não estava impedido - ficou ansioso para chegar ao empate e passou a errar passes.
Na etapa complementar, ao substituir Richarlyson por William Henrique, no intervalo, o técnico Jorginho conseguiu dar mais mobilidade ao meio-campo e o Vitória passou a comandar as ações. Caio, antes de empatar de cabeça, escorando cruzamento de Euller, acertou a trave de Marcelo Grohe.
A vitória surgiu de um pênalti sofrido por Dinei. Euller alçou a bola na área e o atacante foi derrubado pelo zagueiro Edinho. Caio bateu, o goleiro gremista defendeu, e no rebote o próprio goleador da noite completou para definir o placar de 2 a 1.

Resultados da 13ª rodada do Brasileiro

Sábado

Botafogo 1 x 1 Cruzeiro, Maracanã
São Paulo 1 x 1 Criciúma, Morumbi
Vitória 2 x 1 Grêmio, Manoel Barradas

Domingo

Palmeiras 1 x 1 Bahia, Pacaembu
Coritiba 0 x 0 Corinthians, Couto Pereira
Figueirense 3 x 0 Sport, Orlando Scarpelli
Chapecoense 1 x 0 Flamengo, Arena Condá
Fluminense 2 x 0 Goiás, Maracanã
Atlético Mineiro 3 x 1 Atlético(PR), Independência
Internacional 1 x 0 Santos, Beira-Rio

Classificação:

1° Cruzeiro        29
2° Fluminense    25
3° Internacional  25        
4° Corinthians    24
5° Sport             21        
6° Santos          20
7° São Paulo     20
8° Goiás            20
9° Atlético-PR    19        
10° Grêmio        19
11° Atlético-MG  18
12° Criciúma     15
13° Chapecoense  14
14° Palmeiras    14
15 Vitória           14
16° Botafogo      13        
17° Coritiba       11
18° Figueirense 10        
19° Bahia          10
20° Flamengo    10

Jacuípense se mantém invicto na Série D

A equipe de Riachão do Jacuípe, na Bacia do Jacuípe, conseguiu um feito inédito para um time baiano na Série D: permanecer sem perder depois de 3 rodadas. Foram duas vitórias e um empate, o que deixa o Jacuípense na liderança do Grupo 4 com 7 pontos contra 2 de Central, Campinense e Baraúnas e 1 do Coruripe.

Já o Vitória da Conquista mantém a tradição dos combalidos clubes do interior da Bahia na última série do Brasileiro. O “Bode” é o último colocado do Grupo 5 com apenas 1 ponto em 3 jogos.

Opinião:

O que surpreende você em relação à participação dos clubes baianos no Campeonato Brasileiro? Estarmos na situação delicada para mim é algo natural diante do caos instalado no nosso futebol nos últimos 12 anos. Não há apoio nem incentivo de parte de quem poderia ser o responsável, a Federação Baiana de Futebol.
Os clubes quase nada recebem. A última tentativa está suspensa há 3 anos sem explicação: O Sua Nota É Um Show do Futebol. Com essa iniciativa que vinha das gestões passadas – tanto do Estado como da FBF -, havia um alívio pelo menos para os pequenos. Sem isso, é caos total.
O estadual é algo vergonhoso para não dizer ridículo. Pior até que os 7 a 1 da Alemanha. Sem público, sem renda e sem prestígio. Média de renda vexaminosa e beirando ao caos. Por isso, no ranking da CBF despencamos de 6° para 9° lugar, atrás de Estados menos importantes no futebol.
Para que se tenha uma idéia, os clubes do interior de São Paulo recebem da FPF R$ 2.500.000,00 (dois milhões e meio de reais) em cada competição. Quanto recebem os clubes baianos? Prejuízo, conforme afirmam dirigentes de Bahia e Vitória. Surpresa é o inesperado. O que está à vista não pode ser assim considerado. Pelo menos para os mais sensatos ou pouco mais inteligentes e independentes. O tempo é a justiça para a vida.

Bola Redonda com Yancey Cerqueira

Segunda 04 de Agosto de 2014