Bola Redonda com Yancey Cerqueira

Definidos os jogos da dupla BAVI na Sul-Americana

Com o fim da terceira fase da Copa do Brasil, foram definidos os times que vão disputar a Copa Sul-Americana de 2014 e também as primeiras partidas. A competição começa na semana que vem, mas as oito equipes brasileiras só entram na segunda fase, que terá início em setembro. Quem vencer a Sul-Americana terá direito a uma vaga na Copa Libertadores de 2015.
O principal jogo acontecerá entre Bahia e Internacional, já que envolve dois times que já foram campeões brasileiros. O time colorado inclusive já venceu Sul-Americana, em 2008.
Já o São Paulo vai enfrentar o Criciúma. Recentemente, pelo Campeonato Brasileiro, o time catarinense surpreendeu o tricolor ao arrancar um empate por 1 a 1 no Estádio do Morumbi.

CBF e Bom Sem acertam acordo

Depois de muitas trocas de opiniões em sentidos contrários, CBF, dirigentes do país e representantes do Bom Senso FC chegaram a um acordo ontem para que a discussão da situação financeira dos clubes avance. Uma reunião em São Paulo chegou ao consenso sobre a criação de órgão independente de fiscalização.
De acordo com a conversa, a criação do órgão independente de fiscalização dos clubes seria incluído na Lei de Responsabilidade Fiscal, que deve ser votada em setembro pela Câmara dos Deputados. 
"A reunião foi excelente, saímos muito otimistas. Foi um grande passo para a melhoria do futebol. As arestas foram quase todas apagadas. Estamos falando a mesma língua", afirmou Vilson Ribeiro de Andrade, presidente do Coritiba e espécie de interlocutor da CBF na questão.
"Foi uma das primeiras reuniões animadoras, com o consenso sobre a criação de um órgão fiscalizador. O que falta definir é como ele será composto e finalizar isso com a CBF e a comissão de clubes. A reunião também acabou com muito 'disse-me-disse' que tinha. Há um consenso a partir de agora", manifestou Ricardo Borges, representante do Bom Senso na reunião em São Paulo.
De acordo com estudos preliminares feitos pelo Bom Senso, o órgão de fiscalização independente proposto teria o custo de R$ 3,5 milhões por ano, com 15 funcionários. Na reunião de ontem ficou acertado que o modelo passará por uma rediscussão. No entanto, a CBF se mostrou disposta a arcar com os custos.

Kleina observa o primeiro coletivo no Bahia

Depois de apresentado, o novo técnico do Bahia, Gilson Kleina, desceu para o campo e já começou a trabalhar com a equipe. O Tricolor se prepara para enfrentar o Corinthians, neste sábado, às 21h, na Arena Corinthians. A partida é pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Antes de descer para o campo, o treinador e a nova comissão técnica se reuniram com os atletas no auditório do Fazendão.
Depois da conversa, o elenco foi ao gramado e iniciou a atividade com um aquecimento comandado. Em seguida, os auxiliares Charles Fabian, Jair Leite e Antonio Ribeiro Júnior dividiram o grupo em dois e comandaram um treinamento coletivo.
Kleina observou o trabalho, enquanto Charles e Jair passavam orientações aos jogadores em campo. No fim da primeira parte, o treinador conversou longamente com os auxiliares.
Na sequência, os jogadores ainda trabalharam bolas paradas e um intenso treino de finalizações. O desfalque no coletivo foi o meia Marcos Aurélio, que, com uma forte gripe, fez um treino na academia do clube.
Depois do treino, o grupo foi liberado e se reapresenta nesta sexta-feira, quando treina às 9h.
“Vamos trabalhar com afinco, diuturnamente, para que possamos colocar o Bahia numa situação de muito mais conforto e que, nas próximas projeções,
possamos pensar em conquistas, coisa que já estamos pensando desde essa Sul-Americana”, disse Kleina na entrevista coletiva. “Charles é uma peça fundamental no projeto. Esse é o profissional que eu vou ouvir”, completou.

Zaga e meio de campo sofrem mudança no Vitória

Um coletivo foi a atividade do Vitória ontem, no estádio Roberto Santos, em Pituaçu, e o técnico Jorginho ganhou mais um reforço: o zagueiro Roger Carvalho, emprestado pelo São Paulo, teve o nome divulgado no BID-E (Boletim Informativo Diário-Eletrônico) e está apto para estrear. Ele entrou no lugar de Alemão e Cáceres substituiu Richarlyson.
No coletivo, Jorginho aproveitou para fazer novas experiências visando à definição do time que enfrenta a Chapecoense, domingo, às 16 horas, no Estádio Manoel Barradas. Nesta sexta-feira, o técnico comandará mais uma atividade no CT e anuncia os jogadores relacionados para a partida pela 15ª rodada do primeiro turno do Brasileiro da Série A.
Jorginho não parou o coletivo desta quinta-feira. Somente no intervalo, ele reuniu os jogadores no centro do campo e conversou por alguns minutos. O treinador rubro-negro procurou orientar os atletas durante toda movimentação.
O lateral Ayrton, poupado dos treinamentos de terça e quarta-feira, participou normalmente e foi substituído por Nino no final. Mesmo reagindo satisfatoriamente, ele permanece em observação médica.
Escudero, Juan e Cáceres, jogadores recuperados de contusões, treinaram. Deles, somente Escudero saiu no intervalo.

Bola Redonda com Yancey Cerqueira

Sexta 15 de Agosto de 2014