Bola Redonda, Yancey Cerqueira


Bahia e Vitória: Abraçados e infelizes

(colocar foto do Bahia) Os dois times baianos estão agora nas últimas posições do campeonato Brasileiro após a 16ª rodada, realizada ontem. Na Fonte Nova, o Bahia alternou bons e maus momentos para empatar por 0 a 0 com o Criciúma para um público de mais de 9 mil pagantes, que atenderam o apelo da diretoria, comissão técnica e jogadores.
O Criciúma surpreendeu no primeiro tempo, com a marcação avançada e criando chances de gols. O tricolor baiano só equilibrou as ações a partir dos 25 minutos, mesmo assim no final quase o visitante abriu o placar. Wellington Bruno tentou chutar, a bola sobrou para Silvinho que chutou. A bola tirou tinta da trave.
No segundo tempo, o fraco Bahia, mal posicionado por Gilson Kleina, não conseguiu superar o forte esquema defensivo armado pelo técnico Wagner Lopes. Com o passar do tempo a torcida foi se irritando, passou a vaiar os baianos e nada mudou. Placar justo.
Somente nos minutos finais, aproveitando o cansado baiano, é que o Criciúma tentou o “tudo ou nada”. E assustou em duas jogadas. No fim, o 0 a 0 deixa o Bahia na 18ª posição e o Criciúma na . O Bahia vai pegar o Atlético-PR, domingo, às 18h30, na Arena da Baixada, pela 17.ª rodada.

(colocar foto do Vitória) E o Vitória permitiu o Coritiba respirar no Campeonato Brasileiro. E desencantar no Estádio Couto Pereira, na capital paranaense, e perdeu por 2 a 0, em jogo válido pela 16ª rodada. O time do Paraná havia marcado apenas um gol dentro de casa.
Apesar de se vencer no torneio, o Coritiba não saiu da zona de rebaixamento e empurrou o Rubro-Negro. O Coxa é o 17º, primeiro time dentro do R4, com 15 pontos. Com a derrota, o Vitória caiu para o penúltimo lugar, com a mesma pontuação, mas com um saldo pior que os paranaenses e o Bahia (-3 a -6).
Com a ausência dos veteranos Robinho e Alex, o técnico Celso Roth apostou no jovem Dudu para tentar evitar a demissão. O meio-campista deu conta do recado e comandou o time do Coritiba nos primeiros 45 minutos. Aos 17min, o responsável por criar as jogadas de ataque do Coritiba, Dudu recebeu na intermediária e bateu forte. O chute foi certeiro e entrou no ângulo de Wilson. Melhor em campo, o Coritiba conseguiu ampliar aos 17 minutos do segundo tempo. Keirrison tentou fazer o giro, mas se enroscou com a marcação e a arbitragem marcou pênalti. O próprio camisa 9 foi para a cobrança e marcou. Com a vantagem ainda maior, restou ao Coxa se segurar e comemorar a recuperação no Brasileiro. No domingo, o Vitória recebe o Figueirense, no Manoel Barradas, às 16h.

Jogos de ontem da 16ª rodada
Sport 2 x 1 Palmeiras, Arena Pernambuco
Figueirense 1 x 0 Botafogo, Heriberto Hülse
Santos 2 x 0 Atlético(PR), Vila Belmiro
Internacional 0 x 1 São Paulo, Beira-Rio
Chapecoense 1 x 0 Fluminense, Arena Condá
Flamengo 2 x 1 Atlético(MG)
Bahia 0 x 0 Criciúma, Fonte Nova
Coritiba 2 x 0 Vitória, Couto Pereira

Hoje

Corinthians x Goiás, 19h30, Arena São Paulo
Cruzeiro x Grêmio, 20h30, Mineirão

Governo vai fiscalizar federações e entidades esportivas

O secretário nacional do futebol, Toninho Nascimento, se reuniu com o grupo Bom Senso FC para debater a Lei de Responsabilidade Fiscal, que refinancia as dívidas dos clubes de futebol. No encontro, Nascimento garantiu que, após a aprovação do projeto, o Ministério do Esporte voltará suas atenções para outro assunto: a transparência na prestação de contas de federações entidades esportivas.
Em abril deste ano entraram em vigor alterações na Lei Pelé, promovidas pela Medida Provisória nº 620. Elas obrigam qualquer entidade esportiva que receba dinheiro público (qualquer isenção ou abatimento de impostos ou patrocínios estatais de qualquer tipo) siga uma série de regras, entre elas a publicação de todas as contas e contratos não confidenciais (incluindo patrocínios, jogadores e funcionários), a limitação de mandatos de dirigentes a quatro anos, com apenas uma reeleição e a participação de atletas nos conselhos das entidades.
Até o momento, as regras são descumpridas e a fiscalização é pouca, o que preocupa o ministério. "Essa é uma preocupação que temos, e vamos discutir formas de tornar essa lei mais efetiva", disse Nascimento.
O principal problema apontado para a ineficácia das novas regras é a falta de uma fiscalização adequada: a lei não determina quem é o responsável por isso, e não regulamenta como ela deve acontecer. Para Nascimento, pode ser necessária a criação de uma regulamentação específica para que ela funcione como desejado.

Até...

O amor é algo que não pede, não fala, não cobra, não exige. Ou se tem ou não se tem. Muitos falam; poucos amam. Uns têm interesse; outros são egoístas e individualistas. Quase ninguém sabe o que é amar.

Yancey Cerqueira


Quinta 21 de Agosto de 2014