Bola Redonda, comYancey Cerqueira



Bahia e Vitória ainda de mãos dadas no fundo

Mais uma rodada do Campeonato Brasileiro em que os dois grandes clubes baianos permanecem na Zona de Rebaixamento e estariam na 2ª Divisão em 2015. Ambos perderam pela 18ª rodada repetindo uma rotina comum nesta competição.
No Manoel Barradas, naquele que foi a quinta vitória seguida no Campeonato Brasileiro, o Flamengo venceu mais uma vez e fez 2 a 1 no Vitória, na noite de ontem, em partida válida pela 18ª rodada da competição. O resultado levou o time carioca à nona posição, com 25 pontos. Já o Vitória perdeu grandes chances de empatar ou até mesmo de vencer o jogo e segue na lanterna da tabela, com 15 pontos. O goleiro Paulo Victor, que pegou um pênalti mal batido por Juan(o segundo que perde em 2 jogos) quando o Flamengo vencia por 2 a 1, acabou sendo decisivo para o triunfo da equipe de Vanderlei Luxemburgo.
O Flamengo saiu da lanterna para a nona posição. Nestes jogos tomou apenas três gols. Desde 2007 que não conseguiu uma sequência igual. E desde 2007 que o time rubro-negro não chega ao G4.
Pelo Brasileiro, o Vitória tem agora o Santos pela frente, no próximo sábado, às 18h30, no Pacaembu, enquanto o Flamengo encara o Grêmio, no mesmo dia e horário, no Maracanã, pela rodada final do primeiro turno da competição. Pela Sul-Americana, quarta-feira, 22h, o Vitória recebe o Sport no jogo de volta. Na ida, venceu por 1 a 0, em Recife.

Em Porto Alegre, Bahia perde para o Grêmio

Se no meio de semana o Grêmio foi derrotado por 2 a 0 pelo Santos na Copa do Brasil na Arena, ao menos o time gaúcho tem sabido usar o fator casa no Campeonato Brasileiro. Neste domingo, a equipe de Luiz Felipe Scolari venceu o Bahia por 1 a 0 e embalou a segunda vitória seguida na competição em casa, após ter batido o Corinthians na última rodada. Barcos foi o autor do gol gremista. Os jogadores entraram em campo com uma faixa antirracista depois do episódio com o goleiro Aranha, do Santos.
O resultado levou os gaúchos à sexta colocação, com 28 pontos, quatro de distância para o G-4 - o primeiro time dentro do grupo de classificação para a Libertadores é o Corinthians, que soma 32. Já o Bahia, que tinha a chance de deixar a zona do rebaixamento, se manteve com 16 pontos e na penúltima colocação, à frente apenas do rival Vitória, que tem 15.
Gilson Kleina mandou o Bahia à frente, enchendo a equipe de atacantes para se aproveitar da falta de troca de passes dos gremistas, mas continuava pecando nas falhas dos seus jogadores. Acabou mais próximo de sofrer o segundo gol e com dificuldade em acertar passes para se aproximar da zaga adversária.
Na quarta-feira, às 22h, em Salvador, o BAhia volta a campo pela Sul-Americana, para defender vantagem de 2 a 0 na ida diante do Internacional.
Já o Grêmio luta no STJD para não ser eliminado da Copa do Brasil por conta dos atos racistas dos torcedores contra Aranha, goleiro do Santos. O time volta a campo às 18h30 de sábado, contra o Flamengo pelo Brasileiro.

Opinião:

Há uma explicação para esse nosso fracasso, comum nos últimos 12 anos de uma gestão incompetente na Federação Bahiana de Futebol e também dos nossos clubes.
Nesse período, Bahia e Vitória caíram para a 3ª divisão e nenhum clube subiu nas séries inferiores, a não ser a dupla BAVI.
Nada incomum num futebol dirigido por quem recebe como profissional e trabalha como amador.
Ai, os que defendem essa digestão, dizem que a FBF não dirige os clubes.
Mas quando vence, dizem que a FBF é o maior artilheiro dos nossos clubes.
Enfim, quando os que dirigem perdem o rumo, os que deveriam obedecer perdem o respeito.
Por isso, a Justiça Comum está abarrotada de processos e, em breve, os senhores ficarão sabendo de alguns, onde, inclusive, alguém foi chamado de perseguidor da imprensa por excesso de ações judiciais. Perde quase todas.

Resultados da 18ª rodada do Brasileiro

Sábado

Palmeiras 0 x 1 Internacional, Pacaembu
Cruzeiro 4 x 2 Chapecoense, Mineirão

Domingo

Santos 0 x 1 Botafogo, Vila Belmiro
Sport 2 x 0 Criciúma, Ilha do Retiro
Corinthians 1 x 1 Fluminense, Arena Itaquera
Coritiba 0 x 0 Atlético(MG), Couto Pereira
Figueirense 1 x 1 São Paulo, Heriberto Hülse
Goiás 2 x 0 Atlético(PR), Serra Dourada
Grêmio 1 x 0 Bahia, Arena Grêmio
Vitória 1 x 2 Flamengo, Manoel Barradas

Classificação:

1° Cruzeiro        42
2° Internacional 34                                                       
3° São Paulo     33
4° Corinthians   32                                                       
5° Fluminense   30                                                       
6° Grêmio          28                                                      
7° Sport             28
8° Atlético(MG)  27                                                       
9° Flamengo      25
10° Atlético-PR  24                                                       
11° Santos         23
12° Goiás           23
13° Botafogo      22
14° Figueirense 21                                                       
15° Chapecoense 19
16° Palmeiras   17                                                        
17° Criciúma     17
18° Coritiba       16
19° Bahia          16                                                      
20° Vitória        15                                                       

Jacuipense perde a primeira, mas é líder

Pela 7ª rodada da Série D do Campeonato Brasileiro, o Central conseguiu uma excelente vitória sobre a Jacuipense, por 2 a 1, de virada, no Estádio Lacerdão. A vitória diante da equipe baiana garantiu a Patativa na vice-liderança do grupo "A4", com nove pontos conquistados. Ainda de quebra, o alvinegro conseguiu derrubar a invencibilidade do Jacupense. que ainda é líder com 10 pontos em 5 jogos.
O Jacuipense enfrenta o Campinense, no Estádio Alberto Oliveira, na 8ª rodada.

STJD elimina Icasa(CE) da Série B

O Icasa foi excluído do Campeonato Brasileiro da Série B. Na Primeira Instância do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), foi decidido que o clube é culpado por ter entrado na justiça comum pleiteando um lugar na Série A do Campeonato Brasileiro, infringindo o artigo 231 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) que diz que é proibido pleitear, antes de esgotadas todas as instâncias da Justiça Desportiva, sob a pena de exclusão da competição.
Além da exclusão, o clube cearense também foi punido com uma multa de R$ 50 mil. Agora, o pleito decidirá se a punição será imediata ou posterior. Se mantida a decisão do Pleno, o Icasa já não estará em campo na próxima sexta-feira, às 19h30, contra a Ponte Preta, pela 20ª rodada da Série B.
O Icasa pleiteou a justiça comum no início deste ano, quando o time cearense acusou o Figueirense de ter atuado com o volante Luan de forma irregular. O jogador, segundo os alviverdes, não poderia ter defendido o time catarinense contra o América-MG, no dia 28 de maio de 2013, porque o mesmo ainda possuía vínculo com o Metropolitano-SC.

Bola Redonda, comYancey Cerqueira

Segunda 01 de Setembro de 2014