A presidente Dilma Rousseff entrou em contato com o prefeito ACM Neto no início da noite de hoje (27), para oferecer ajuda federal a Salvador em função dos problemas ocasionados pelas chuvas. Dilma informou ao prefeito que o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, chega à capital baiana na manhã desta terça-feira (28) para trazer o apoio do governo federal nesse momento difícil da cidade. A presidenta também telefonou para Rui Costa, governador da Bahia.
“Toda a ajuda é bem vinda. Aproveitei o telefonema para conversar com a presidente Dilma sobre o nosso pedido feito ao ministro das Cidades, Gilberto Kassab, de assegurar recursos federais para fazermos obras de contenção nas 55 encostas mais críticas da cidade. Essa seria uma ajuda importante”, relatou o prefeito.
Mais cedo, o prefeito afirmou que os secretários municipais da Casa Civil, Luiz Carreira, e de Infraestrutura e Defesa Civil, Paulo Fontana, vão à Brasília (DF) na próxima quarta-feira (29) para solicitar oficialmente os recursos para as obras de contenção de encostas junto ao Ministério das Cidades. O pedido foi feito a Kassab na semana passada, quando o ministro esteve em Salvador para inaugurar uma estação do metrô. Neto lembrou que Salvador tem 600 encostas que devem passar por obras de contenção.
Já Rui, do seu gabinete na Governadoria, colocou a infraestrutura do Estado à disposição da Prefeitura de Salvador, e monitorou todas as ações de atendimento às vítimas realizadas pelo Corpo de Bombeiros.
Desde cedo, Costa cancelou sua agenda, que previa inaugurações nas cidades de Xique-Xique e Irecê, no interior baiano, e ficou em Salvador para acompanhar as ações de atendimento às ocorrências relacionadas à chuva na capital. Aratu Online.