Walter Pinheiro se distancia ainda mais do PT

Só crescem os rumores de que o senador Walter Pinheiro, petista há mais de 29 anos, está realmente interessado em deixar a legenda. Além das informações que circulam nos bastidores de sua tentativa para sair candidato a prefeito de Salvador em 2016, o interesse em deixar o partido teria aumentado com o fato de que os rigores da fidelidade partidária não se aplicam mais aos senadores, conforme decisão do supremo Tribunal Federal (STF). As informações foram divulgadas pelo Diário do Poder. 

A decisão da Corte teria aberto a porta para o início de um troca-troca de legendas e nos últimos dias especula-se que pelo menos dez senadores devem se desfiliar em busca de um novo ninho que os agrade nos seus interesses políticos e futuros. Diante do cenário de crise de credibilidade, e envolvimento em casos de corrupção, o PT seria o partido com a maior debandada: além de Walter Pinheiro, estão interessados a senadora Marta Suplicy (SP) e o senador Lindbergh Farias (RJ). 

Coincidência ou não, causou burburinho no meio político e entre membros petistas da Bahia e do Brasil o fato de o senador não ter comparecido na abertura da etapa estadual do 5º Congresso Nacional do PT, ocorrido em Salvador. Na ocasião, até mesmo a senadora Lídice (SB) esteve presente, chegando ao lado do ex-governador e atual ministro da Defesa, Jaques Wagner. 

A falta de Pinheiro foi fortemente notada pelos companheiros, e ele apareceu na parte da tarde, se explicando à imprensa: “Eu estava no aniversário de 90 anos da mãe. Não tinha absolutamente nada lá. Minha ausência não contribuiria para não funcionar o congresso, nenhum debate foi feito. Eles não discutiram chapa para congresso nem nada”, disse o senador. 

Pinheiro também negou que sua ausência fosse fruto de alguma insatisfação com a sigla e rechaçou a hipótese de se desfiliar do PT com a abertura que o STF promoveu.

 “Não tenho insatisfação com nada. Esse é apenas um encontro preparatório para o nacional, não há nenhum fórum de deliberação, nada do tipo”. ‘Leia mais no Tribuna da Bahia. Política Livre.

Terça, 09 de Junho de 2015