Não será só no número total de medalhas que o boxe brasileiro vai ficar longe de repetir o resultado de Guadalajara. Também já não pode mais igualar, em Toronto, as duas finais da edição passada dos Jogos Pan-Americanos. Uma das únicas duas esperanças foi embora nesta quarta-feira, 22, com a derrota de Joedison Teixeira, o Chocolate, para Yasnier Toledo, de Cuba, na semifinal. O brasileiro ficou com o bronze, enquanto o rival foi à final.
O cubano é o grande favorito da categoria meio-médio ligeiro. Prata nas duas últimas edições do Mundial, bronze na Olimpíada de Londres (2012) e campeão do Pan de Guadalajara. No ringue nesta quarta-feira, foi alvo de alguns contragolpes certeiros de Chocolate no primeiro round, mas sobrou nos dois assaltos seguintes. Venceu por decisão unânime dos árbitros.
Aos 21 anos, o paulista Joedison estreia como titular da seleção brasileira de boxe, posto que herdou de Everton Lopes, que recentemente migrou para o boxe profissional. O Pan é a primeira competição oficial disputada por Chocolate, que só precisou fazer duas lutas para ficar com o bronze, uma vez que estreou na semifinal. A Tarde.