Professores e governo têm nova reunião, mas greve é mantida das universidades estaduais

universidades estaduais

Representantes dos professores das universidades estaduais e do governo tiveram nova reunião na tarde desta sexta-feira (24). O encontro aconteceu em um hotel, localizado no bairro de Patamares. De acordo com a assessoria da Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb), os docentes pediram que fossem feitos ajustes na proposta oficial, mas foram informados que mudanças não poderiam ser aprovadas sem discussão prévia com o secretariado e o governador Rui Costa.
Na última quinta-feira (23), representantes das quatro instituições: Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (Uesb) e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), aprovaram por unanimidade a manutenção do movimento, que completou 72 dias.
Durante o processo de negociação, o governo do Estado já se comprometeu a enviar para a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), projeto que revoga a lei 7176/97 no prazo de 60 dias, atendendo a uma reivindicação da categoria. Com a revogação, será criada uma nova regra que garante mais autonomia às universidades. Além disso, será implementado, em até 60 dias, as promoções, progressões e mudanças de regime de trabalho relativas a todos os processos que já se encontram em tramitação nas secretarias da Educação e Administração.
O governo se comprometeu ainda a ampliar de 80 para 252 as vagas a serem remanejadas, de forma a viabilizar mais promoções dos docentes das quatro universidades ainda este ano. Essa ampliação representaria um avanço que atenderá aos processos que ainda se encontram nas universidades.
Para atender as promoções, progressões e alterações de regime, o governo diz ter recursos orçamentários para concretizar os processos, sem comprometer o custeio e investimento das universidades. Para isto, será encaminhado à ALBA outro projeto de lei, com o objetivo de efetivar o remanejamento do quadro de vagas por universidade para viabilizar a implementação dos processos de promoções em 2015. Aratu Online.

Sábado, 25 de Julho de 2015