Trabalhadores da Bahiagás entram em greve por tempo indeterminado a partir de hoje

AppleMark
Trabalhadores da Bahiagás iniciam, nesta quarta-feira (19), uma paralisação por tempo indeterminado.  A decisão foi tomada durante uma assembleia realizada no auditório do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Química, Petroquímica, Plástica e Farmacêutica do Estado da Bahia (Sindiquímica), no sábado (08).
Neste momento, os grevistas estão concentrados na estação de distribuição de gás, no Stiep (próximo à sede da Federação das Indústrias da Bahia –FIEB).
Durante a reunião, o sindicato rejeitou a contraproposta da empresa, a qual ofereceu reajuste salarial de 8,42%. A categoria reivindica pelo reajuste de acordo com a inflação e ganho real de 2,38%; auxílio educação, adicional por tempo de serviço, implantação da cesta básica, reajuste do tíquete refeição, complementação do auxílio doença, auxílio farmácia, dentre outras.
Segundo o diretor do Sindiquímica , Mauricio Klajman, a paralisação acontece pela falta de avanços na campanha salarial. “Já se passaram cinco meses desde que as negociações foram iniciadas, mas a Bahiagás ofereceu apenas a inflação do período. A proposta foi rejeitada pela categoria. Além disso, de 25 itens, a pauta foi reduzida para 15. Mesmo assim, a Bahiagás não concordou com o pleito”, explica o dirigente sindical.
O processo de negociação da campanha salarial está sendo discutido a cerca de cinco meses, sem avanços. A greve atinge as unidades da empresa distribuídas nas cidades de Salvador, Camaçari, Feira de Santana, Itabuna, Mucuri e Eunapólis e pode afetar a distribuição de gás no estado. Aratu Online.

Quarta, 19 de Agosto de 2015