Pouco mais de dois anos após a instalação, os radares para controle de velocidade foram removidos ao longo da rodovia BR-324. Colocados em dezembro de 2013, os equipamentos saíram de circulação sem flagrar nenhum condutor que tenha cometido tal infração de trânsito nesse período.
Ao todo, 16 radares foram instalados e, depois, removidos pela própria concessionária ViaBahia, empresa que administra a BR-324. Os equipamentos, que custaram cerca de R$ 13 milhões, não chegaram a cumprir a função punitiva para a qual foram adquiridos.
Os radares estavam dispostos em 113 quilômetros, na distância que separa a capital baiana e Feira de Santana. O propósito dos radares era controlar a velocidade máxima de 60 km/h para veículos grandes e 80 km/h para veículos pequenos, nos trechos urbanos.
Por meio de nota, a ViaBahia esclareceu que, desde a instalação, em dezembro de 2013, os radares funcionavam apenas "em caráter educativo". Informou, ainda, que os equipamentos foram retirados para uma atualização e que devem ser reinstalados no segundo semestre deste ano.
Segundo a nota, os radares são parte do Sistema Inteligente de Transporte (ITS, na sigla em inglês), compostos por sistemas de controle de velocidade, contadores eletrônicos de tráfego, painéis de mensagens variáveis, estação meteorológica e circuito fechado de TV. A Tarde.