VOLTA MINC: Após pressão, Temer recua e recria Ministério da Cultura; Novo titular da pasta assume na terça-feira

16139228
Após várias pressões da classe artística e da própria população que compreende o valor simbólico da cultura como identidade de um país, o presidente interino, Michel Temer decidiu reavaliar a decisão que extinguiu o Ministério da Cultura o transformando em secretaria dentro do Ministério da Educação. O então secretário de cultura Marcelo Calero anunciou neste sábado (21/5) a volta do Minc.
Assim que assumiu interinamente a presidência, em um prazo de 180 dias, tempo em que o processo de impeachment da presidenta afastada Dilma Rousseff deve ser julgado pelo Senado Federal. Temer adotou várias medidas para garantir a sustentabilidade econômica, entre elas a redução de ministérios.
Indignados, brasileiros ocuparam sedes do Minc em vários estados, inclusive em Salvador durante a inauguração da nova Concha Acústica do TCA, a platéia protestou com cartazes e gritos como, “devolvo o Minc” e “Fora Temer”.  
Internacionalmente a decisão foi bastante criticada, o elenco do filme “Aquarius”, de Kleber Mendonça Filho protestou em Cannes e chamou atenção da mídia internacional. Aratu online.

Domingo, 22 de Maio de 2016