UFRB renomeia calendário acadêmico 2016.2 e aprova ajuste como 2017.1

Resultado de imagem para imagens do simbolo da ufrb
O Conselho Acadêmico (CONAC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em reunião extraordinária realizada na quarta-feira, dia 15, decidiu pela renomeação do calendário acadêmico 2016.2 para registro acadêmico como 2017.1. O novo semestre letivo, a ser iniciado em maio de 2017, será registrado no histórico acadêmico dos discentes com a ressalva de sua excepcionalidade, de modo a não comprometer os prazos e procedimentos acadêmicos.

Os discentes matriculados no semestre institucional de 2016.2 serão convocados para o início das aulas em 15 de maio de 2017. Já os discentes recentemente matriculados, que fizeram o processo seletivo do ENEM/SISU referente a 2017.1, terão convocação para início das aulas em 16 de outubro de 2017, seguindo o fluxo de ingressos da instituição. "Outras medidas da gestão acadêmica referentes à regularização dos fluxos institucionais relativos à oferta de cursos serão apreciadas nos Centros de Ensino, com a atuação direta dos Colegiados de Cursos e Pró-Reitoria de Graduação", indica a pró-reitora Rita Dias.

A proposta de ajuste do calendário acadêmico 2016.2, aprovada por maioria pelo CONAC, mantém sem quaisquer alterações a programação semestral da oferta de componentes curriculares, encargo docente, procedimentos de ingresso, procedimentos de colação de grau, e todas as demais atividades da gestão acadêmica ao encargo de Colegiados de Cursos, PROGRAD e Superintendência de Regulação e Registro Acadêmicos (SURRAC).
Dentre os benefícios apresentados para votação do ajuste, a medida torna possível a compatibilização entre o ano civil e o ano acadêmico, a redução do lapso de tempo decorrido entre as chamadas Sisu e o início dos semestres letivos da UFRB e a aproximação entre os calendários da Graduação e Pós-Graduação. “Na projeção de execução dos próximos semestres, será possível iniciar o ano letivo institucional de 2018 em compasso com o ano civil, uma importante meta de ajuste da gestão da UFRB”, afirma o reitor e presidente do CONAC, Silvio Soglia. ASCOM UFRB.

Sábado, 18 de Fevereiro de 2017