Aeroporto de Salvador vai a leilão e usuários esperam melhorias

Aeroporto de Salvador (Foto: Alan Tiago Alves/G1)

O Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, é um dos quatro terminais do país que irão a leilão nesta quinta-feira (16). O investimento mínimo projetado pelo governo federal para o terminal aéreo da capital baiana é de R$ 2,35 bilhões durante o prazo de concessão, que é de até 30 anos (prorrogável por mais cinco anos). A outorga (valor mínimo que os concessionários terão que pagar ao governo pelo direito de explorar o aeroporto) é de R$ 1,240 bilhão.

De acordo com informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), entre os principais investimentos que deverão ser realizados pelos futuros operadores estão a ampliação dos terminais de passageiros, dos pátios de aeronaves e das pistas de pouso e decolagem. Também estão previstos o aumento do número de pontes de embarque e ampliação do número de vagas de estacionamentos de veículos -- atualmente, são 2.274 vagas.
Há ainda, segundo a Anac, melhorias que deverão ser implementadas de forma imediata, como das condições de utilização dos banheiros e fraldários do aeroporto, revitalização e atualização das sinalizações de informação dentro e fora do terminal de passageiros e disponibilização de internet wi-fi gratuita em todo o terminal.
O órgão disse que também haverá revisão e melhoria do sistema de iluminação das vias de acesso de veículos aos terminais, estacionamentos de veículos, terminal de passageiros, terminais de carga e outros setores que envolvam a movimentação de passageiros e seus acompanhantes, revisão dos sistemas de climatização, escadas rolantes, esteiras rolantes, elevadores e esteiras para restituição de bagagens, correção de fissuras, infiltrações, manchas e desgastes na pintura de paredes, pisos e forros (inclusive área externa) dos terminais. G1
Quinta, 16 de Março de 2017