Mulheres do MST ocupam Incra na BA contra reforma da previdência

Mulheres ocupam sede do INCRA, no CAB (Foto: Natally Acioli/G1)

Um grupo de mulheres do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupa a sede do Incra, no Centro Administrativo (CAB), em Salvador, em protesto contra a reforma da Previdência Social e a favor da reforma agrária desde a última segunda-feira (6). Elas estão acampadas no pátio do órgão e usam algumas salas para atividades do movimento.

A ocupação integra a Jornada Nacional de Lutas das Mulheres Sem Terra, realizada em todo Brasil no mês de março.

Segundo o Incra, a pauta do movimento deve ser entregue na manhã desta terça-feira (7). Depois, o órgão deverá se posicionar em nota. O Incra ainda informou que a sede funciona normalmente com a ocupação.

Uma das representantes do MST, Djacira Araújo, diz que não há previsão de quando o local será desocupado. Cerca de mil mulheres participam da ação, segundo a organização do movimento.

"As trabalhadoras rurais são as mais sacrificadas com as mudanças da Previdência e a paralisação da reforma agrária. O fato de [as mulheres] não serem reconhecidas na reforma agrária, com dificuldade de acesso à terra. O que torna quase impossível a aposentadoria da trabalhadora rural. Igualar a idade com os homens é não reconhecer as condições desiguais. As mulheres começam a trabalhar no campo muito cedo", reclama Djacira. G1.
Terça, 07 de Março de 2017