Gilmar Mendes evita falar sobre próprio pedido de impeachment em Salvador


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, se esquivou das perguntas dos jornalistas sobre o abaixo-assinado realizado na internet que pede o impeachment dele e de dois ministros da suprema corte do país, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski. 

Os três votaram a favor da soltura do ex-ministro José Dirceu, condenado pelo juiz Sérgio Mouro na Operação Lava Jato. “Não vim aqui para Salvador falar disso. Vim para falar sobre biometria”, disse o magistrado. 

O ministro Gilmar Mendes esteve na capital baiana, na manhã desta sexta-feira (5), para inaugurar, junto com o prefeito ACM Neto, o posto de cadastramento biométrico situado na Prefeitura-Bairro do Subúrbio, em Paripe. 

Na oportunidade, ele salientou que a partir do modelo de biometrização, que está sendo consolidado pela Justiça Eleitoral, “o presidente Michel Temer está prestes a assinar a lei que vai dar base para o processo de documento único do cidadão brasileiro”. Na avaliação do prefeito ACM Neto, o Brasil tem um sistema de votação muito seguro. 

“Se havia alguma dúvida, agora, com o voto biométrico, qualquer dúvida fica afastada. Isso, para quem disputa o processo eleitoral, faz toda a diferença”, disse o gestor do município, ao destacar que “a Prefeitura disponibilizou todo o apoio para que esse processo possa ocorrer até o fim do ano. 

Para isso, nós vamos, nas dez Prefeituras-Bairro, mobilizar todo o cidadão de Salvador, apto a votar, para que ele se cadastre e a gente possa cumprir esse prazo até dezembro”, declarou. 

De acordo com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), José Edivaldo Rotondano, o processo de biometrização é um grande desafio. “Salvador só tem 200 mil eleitores biometrizados. 

Até o dia 19 de dezembro, precisamos atingir 4 milhões de eleitores biometrizados no Estado da Bahia. A cerimônia contou também com a presença da presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Maria do Socorro Santiago. Política Livre.

Sexta, 05 de Maio de 2017