UFRB promove ensino a distância em 14 Municípios da Bahia

imagem sem descrição.



A Educação a Distância (EaD) promovida pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) atingiu a marca de 14 polos no interior da Bahia. A universidade ingressou no sistema EaD em 2015 com a oferta do curso de Licenciatura em Matemática em sete polos credenciados ao Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Quatro desses polos foram induzidos pela própria universidade nos municípios de Ipirá, Rio Real, Teodoro Sampaio e Sapeaçu através da Superintendência de Educação a Distância (SEAD), setor responsável pelo suporte e apoio às unidades que visam a oferecer cursos na modalidade EaD.

Como metas para 2017, ele acrescenta a possibilidade da oferta de pelo menos um curso de pós-graduação na modalidade EaD por cada um dos Centros de Ensino da UFRB. “Contamos com uma equipe multidisciplinar com representante de cada centro e temos no horizonte a previsão de mais um Edital nacional voltado para a formação de professores e administração pública no qual buscaremos ser contemplados”, comenta.  Ainda segundo Ariston, a participação da UFRB no Fórum de Instituições Públicas de Ensino Superior da Bahia, representadas pelo consórcio Universidade Virtual da Bahia (UVB), permitirá elaboração de estratégia de mobilidade estudantil, além da reoferta de disciplinas, compartilhamento de videoaulas, dentre outras possibilidades.
A escolha e definição dos polos são fruto da articulação entre a UFRB, a Capes e os municípios. Gerenciados pela Capes, os polos têm como mantenedor a prefeitura municipal ou o governo do Estado. Para receber um curso, o polo deve ter a infraestrutura adequada, como computador e internet. Sediados em municípios com estruturas e perfis muito diversos, alguns polos estão em locais que sequer possuem instituição de ensino superior na cidade ou território identidade.
A UFRB hoje dispõe de polos presenciais nos municípios de: Campo Formoso, Seabra, São Francisco do Conde, Vitória da Conquista, Amargosa, Ilhéus, Conceição do Coité, Ipirá, Jequié, Rio Real, Sapeaçu, Itabuna, Macaúbas e Simões Filho. ASCOM UFRB

Quarta, 21 de Junho de 2017