Museu do Cinema em Cachoeira fecha por falta de verba


Responsável pelo maior acervo  de equipamentos cinematográficos reunidos no Instituto de Cinema e Audiovisual – IRA, instalado em Cachoeira (a 110 km de Salvador), no recôncavo baiano, o cineasta Roque Araújo, de 80 anos, usou as redes sociais para anunciar que a instituição fechou as portas. De acordo com Roque, faltou apoio por parte da prefeitura. Segundo ele, o executivo municipal deixou de contribuir para a manutenção do espaço.

O instituto, que já recebeu quase 50 mil visitantes de vários países, em três anos, funciona diariamente das 9h às 12h e das 14h às 17h. Roque diz que o Museu enfrenta situação de penúria para manter acesa a memória do cinema baiano. “Tenho dificuldades para arcar com as despesas e sem manutenção, o espaço corre o risco de fechar as portas neste ano”. O alerta foi feito no Facebook por ele, que administra o equipamento cultural e denuncia a necessidade de duas funcionárias, material de limpeza, reposição de lâmpadas e água para servir aos visitantes.

Segundo Araújo, o IPAC garante o local,  a água e o pagamento da energia, e a Diretoria de Museus que ajuda a guardar os 3.400 equipamentos. “Sem continuidade do contrato de parceria firmado pela Prefeitura de Cachoeira, o Instituto Roque Araújo de Cinema e Audiovisual (IRA) deve fechar”, desabafou. Forte Na Notícia

Sexta, 07 de Julho de 2017