Não existe só um responsável pelo naufrágio em Mar Grande, diz promotora

A prestadora do serviço das embarcações é a principal responsável, diz promotora - Foto: Adilton Venegeroles | Ag. A TARDE
A promotora Joseane Suzart, da 5ª Promotoria do Ministério Público da Bahia (MP-BA), afirmou que há diferentes responsáveis pelo naufrágio da lancha Cavalo Marinho I ocorrido na manhã de quinta-feira, 24, na Baía de Todos-os-Santos. Porém, segundo a integrante do MP, a CL Transporte Marítimo, prestadora do serviço, é a maior responsável pela tragédia. A afirmação foi feita durante coletiva de imprensa na sede do MP-BA, em Nazaré, na manhã desta sexta-feira, 25.
Suzart explica que a CL possui a maior parcela de culpa porque recebe o lucro, referente ou correspondente ao valor pago pelos consumidores, mas as empresas fiscalizadoras também possuem uma grande responsabilidade. "A Capitania dos Portos com relação a regularização das embarcações e a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), que deve executar a fiscalização do serviço", diz.
A promotora ainda discorre sobre o fato de não existir um controle de quem entrava e saía das embarcações, coletando dados de identificação dos passageiros. De acordo com Suzart, essa "lista" seria de responsabilidade da Agerba. "É inadmissível. Todo transporte realizado para a população constitui serviço público essencial e compete ao poder público a devida fiscalização". A Tarde.

Sexta, 25 de Agosto de 2017