Mais de 60% de famílias negam doar órgãos na Bahia


Na Bahia, a Central de Transplantes possui sete equipes móveis destinadas a realizar a captação de órgãos - Foto: Joá Souza l Ag. A TARDE l 21.9.2016
Há oito anos Jaguarana Silva, de 35 anos, espera por um transplante de rim. Aposentada por invalidez, a paciente tem insuficiência renal crônica, faz hemodiálise três vezes por semana e, quatro anos atrás, quase fez a operação para enxertar um novo órgão. 

“Fui chamada para o hospital, fiz os exames e [o rim] não era compatível. Estava concorrendo com outros cinco pacientes”.

aguarana é uma das 1.915 pessoas que aguardam por um órgão na Bahia. É a quarta maior fila de espera entre os estados brasileiros. 

De acordo com a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), o principal entrave no estado é a recusa de familiares em doar órgãos de parentes falecidos. Na Bahia, uma em cada dez doações é de pessoas vivas.
Um levantamento da ABTO divulgado recentemente demonstrou que, no primeiro semestre de 2017, 62% dos 158 familiares abordados por equipes médicas na Bahia para a doação recusaram o pedido. 

Neste mês, o “Setembro Verde”, empresas e organizações de saúde realizam campanhas para estimular a doação. A Tarde.

Domingo, 10 de Setembro de 2017