Cerca de 763 mil pedidos foram realizados em lojas online na Black Friday do ano passado, resultado 17% maior que em 2015, segundo o Ebit, empresa internacional pioneira na realização de pesquisas sobre o comércio eletrônico. Na expectativa de que o ritmo de crescimento seja mantido na edição deste ano, marcada para o dia 24 de novembro, empreendedores investem em estratégias que visam à otimização das plataformas de e-commerce.
Focada na criação, gestão e reparo dos sistemas de lojas online de Salvador, a agência de marketing digital Inove Criações Web começou a preparação para atender os empresários que pretendem ofertar descontos na Black Friday. Entre os motivos da procura pelo serviço da empresa existe a preocupação do lojista em evitar problemas como a lentidão no processo de compra, dificuldade na atualização de estoque e queda do site.
"A utilização de um servidor de hospedagem de qualidade é muito importante, pois durante os períodos promocionais o site costuma ter um aumento de até 90% na quantidade de acessos simultâneos, fato que pode causar lentidão ou até mesmo a indisponibilidade da plataforma", explica o publicitário Gilmar Silva, dono da Inove.
Para que o e-commerce suporte o aumento de acessos com a velocidade e segurança necessária para a satisfação dos consumidores, Silva afirma que o lojista precisa investir na instalação do certificado digital SSL, ferramenta que faz com que as informações inseridas pelo cliente sejam criptografadas e possam circular de forma sigilosa. A Tarde.