Gilmar Mendes suspende transferência de Sérgio Cabral

[Gilmar Mendes suspende transferência de Sérgio Cabral]
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, suspendeu a transferência do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, para o presídio federal de Campos Grande (MS), nesta terça-feira (31). Com a decisão, o peemedebista permanece no Rio.
Esta é a primeira decisão de impacto, de Gilmar, depois do barraco protagonizado por ele e pelo ministro Luis Barroso na sessão plenária, na última quinta-feira (26). Na oportunidade, Barroso disse que Gilmar é ‘leniente em relação à criminalidade do colarinho branco’. Gilmar retrucou dizendo que ‘não é advogado de bandidos internacionais’. 
Enquanto prestava depoimento ao juiz federal Marcelo Bretas, responsável pelo processo no qual o ex-governador é investigado, Cabral fez declarações sobre a família de Bretas entendidas como ameaças pelo magistrado e pelos procuradores da Lava Jato no Rio.
Cabral está preso desde novembro do ano passado, acusado de chefiar uma organização criminosa que, segundo a Justiça, fraudava contratos públicos e lavava dinheiro, entre outros crimes. De acordo com a investigação, o esquema se intensificou após ele assumir o governo do Rio, em 2007.
Cabral responde a 16 processo na Lava Jato e já foi condenado em primeira instância em três ações, tendo pena somada de 72 anos de prisão. Bocão News.

Terça, 31 de Outubro de 2017