Ação no Hospital das Clínicas leva diversão para crianças

Pacientes terão um mês de ações lúdicas para melhorar o ambiente - Foto: Adilton Venegeroles l Ag. A TARDE
Numa sala pequena, um palhaço feito de bolas de soprar. Em uma TV, o som de canções infantis. Sentadas e com olhares atentos, crianças vestidas de palhaço, chapeuzinho vermelho e de bruxa aguardam o início da apresentação.
Elas estão internadas no Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (Hupes-Ufba), o Hospital das Clínicas, mas, na manhã desta sexta-feira, 13, o clima em nada lembrava o das enfermarias.
Por um par de horas, o hospital deu lugar a um circo. Pelo menos era isso que os profissionais da Companhia Multi in Cena queriam estimular na imaginação dos pequenos.
O grupo, criado em 2011, é formado por residentes e supervisores do Hupes. No comando da apresentação, a psicóloga Maria Fernanda Schindler foi vestida de bailarina. A assistente social Viviane Brito, de mágica. Os médicos, de jaleco, acompanharam.
Fizeram concurso de dança, disputa para cantar canções e, ao final, todos ganharam presentes. “Fazemos isto por causa da questão da humanização hospitalar.
Quebrar a rigidez desse ambiente. Adoecer já é pesado. Queremos tornar o ambiente mais familiar, mais próximo deles”, ressaltou Viviane. As ações no Hupes vão durar o mês inteiro. A Tarde.

Sábado, 14 de Outubro de 2017