Para evitar crise institucional, senado adia decisão sobre Aécio

STF determinou afastamento de Aécio do cargo de senador - Foto: Valter Campanato l Agência Brasil l 16.5.2017
A maioria do Senado decidiu por evitar uma crise institucional com o Supremo Tribunal Federal (STF) ao adiar a votação sobre o afastamento do mandato do senador Aécio Neves (PSDB-MG) e recolhimento noturno, determinado na semana passada pela 1ª Turma do STF. 

A matéria, que será tema de reunião do Supremo para julgar a ação, retorna ao Senado no próximo dia 17 de outubro, de acordo com o requerimento de adiamento do Ofício 70/2017, aprovado em plenário por 50 votos favoráveis e 21 contrários.
Desde que o presidente da Casa, Eunício Oliveira (PMDB-CE), deu início a ordem do dia às 17h40, com esta matéria para análise com caráter de urgência, mas senadores divergiram se deveriam aguardar a decisão do STF em relação ao parlamentar tucano, que está afastado do exercício e em regime de recolhimento domiciliar noturno.
O adiamento da votação atendeu diversos requerimentos acatados pela mesa diretora do Senado, como dos senadores Lindbergh Faria (PT-SP), Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) e Cristovan Buarque (PPS-PE). O da deputada Lídice da Mata (PSB-BA), no entanto, foi rejeitado porque, como explicou Eunício, devido ao caráter de urgência do requerimento, a matéria deveria continuar no plenário e não ir à análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) como sugeria a parlamentar baiana. A Tarde.

Quarta, 04 de Outubro de 2017