Duas medidas tomadas pelo governo estadual devem melhorar os vencimentos de educadores e policiais baianos.
Enquanto professores e coordenadores pedagógicos dos ensinos fundamental e médio da rede estadual serão promovidos, o soldo da Polícia Militar e do vencimento básico da Polícia Civil serão alinhados ao salário mínimo.
Como resultado das medidas assinadas pelo governador Rui Costa, educadores deverão, segundo cálculos do estado, obter ganho médio de 14%, até maio de 2019.
A medida vai beneficiar cerca de 29 mil servidores da educação – um investimento de R$ 348 milhões.
No caso dos servidores da Segurança Pública, deverão ser contemplados 47,9 mil integrantes da PM e 8,6 mil da Polícia Civil. Segundo o governo, a medida vai gerar em 2018 um custo de, aproximadamente, R$ 324 milhões ao ano.
A previsão é que os ganhos serão concedidos de forma escalonada este mês e em novembro de 2018. Na PM, serão contempladas todas as patentes. Na Polícia Civil, investigadores, escrivães, peritos e delegados. Os ganhos variam de 6,32% a 10,47%.
Com a reestruturação, nenhum servidor da Segurança terá soldo ou vencimento básico abaixo do mínimo. As medidas agora serão apreciadas na Assembleia Legislativa. A Tarde.