A sexta fase da Adsumus, deflagrada nesta segunda-feira (18) pelo Ministério Público do estado da Bahia (MP-BA), prendeu três pessoas envolvidas no esquema de corrupção instalado nas prefeituras de Santo Amaro e Muritiba entre 2012 e 2016.
De acordo com a coluna Satélite, do jornal Correio, os presos temporariamente são o empresário Manoel de Andrade Barreto, o ex-prefeito de Muritiba Roque Luiz Dias dos Santos e Anderson Bella. O ex-prefeito de Santo Amaro Ricardo Machado e o empresário Jonaldo Almeida do Carmo são considerados foragidos.
No período investigado, o Ministério Público apurou que cerca de R$ 20 milhões foram desviados pela gestão passada da prefeitura de Santo Amaro por meio da aquisição fraudada de material de construção, aluguel de máquinas e veículos, e em licitações de obras públicas.
Por meio de colaboração premiada, homologada pelo Tribunal de Justiça da Bahia no ano de 2016, a investigação descobriu novos desvios milionários através de fraudes na aquisição de combustível junto à RL Derivados de Petróleo e na contratação do serviço de limpeza pública junto à empresa MRC Construções, que possui atuação nos municípios de Santo Amaro e Muritiba.