"Não existe discussão de mudança na lei do BC", diz Alexandre Padilha

Ministro da Secretaria de Relações Institucionais reforçou manutenção da independência do Banco Central

O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse nesta quarta-feira, 8, que no governo federal não existe "qualquer discussão" sobre alterar a lei da autonomia ao Banco Central. 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou críticas à atuação do Banco Central nos últimos dias. Para o petista, a independência do BC não passa de "bobagem".

A norma que estabeleceu a independência do BC foi estabelecida em 2021 e assinada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Com a lei, o presidente do Banco Central tem um mandato de quatro anos estabelecido. 

"Não existe qualquer discussão dentro do governo de mudança na atual lei do Banco Central, qualquer discussão de mudança da autonomia que está estabelecida na lei do Banco Central", disse Padilha.

Ainda de acordo com Padilha, o governo não está pressionando o Senado para a antecipação do fim do mandato de Roberto Campos Neto. om a independência do BC, o presidente da República não tem poder para retirar ele do cargo. A Tarde.

Quarta, 08 de fevereiro de 2023