Criação da Universidade do Sul da Bahia deve ser votada na próxima terça-feira no Senado


A criação da universidade do Sul da Bahia (Ufesba) deve ser votada no plenário do Senado no próximo dia 30 (terça-feira). A matéria, já aprovada em duas comissões, aguarda votação pelo plenário da Casa, em regime de urgência. Durante discurso na tarde desta terça-feira (23), o senador Walter Pinheiro (PT/BA), cobrou da Mesa Diretora do Senado a inclusão da matéria na pauta, quando foi confirmada a data da votação da criação da Ufesba. 

“Com a votação no Senado, a matéria poderá seguir para a sanção presidencial e, assim, damos um passo significante para a implantação de mais uma universidade no Estado da Bahia. Queremos, já em 2014, ter os primeiros alunos estudando em uma das três unidades da Ufesba: Itabuna, que será a sede ou nos campus instalados nas cidades de  Teixeira de Freitas e Porto Seguro”, confirmou Pinheiro, relator da matéria na CCJ, Comissão de Constituição e Justiça do Senado.
Nas próximas semanas, Pinheiro acredita que poderá também colocar em votação no Senado o Projeto de Lei 2204/11, que cria outra universidade no Estado: a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), onde serão oferecidos 35 cursos de graduação, que deverão atender a 7.930 estudantes. “A matéria já aprovada em Comissões na Câmara aguarda a contagem de cinco sessões para recursos de plenário e, após o prazo regimental, chegará  no Senado. Aqui também vai receber um tratamento para a tramitação com urgência”, afirmou. Com sede em Barreiras, a universidade também estará presente nos municípios de Barra, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria de Vitória e Luís Eduardo Magalhães.
Na tribuna do Senado, Pinheiro também destacou o contrato firmado do Programa de Viabilização do Metrô da Região Metropolitana de Salvador (RMS), assinado ontem (22) pelo governador Jaques Wagner e os prefeitos Antonio Carlos Magalhães Neto (Salvador) e Marcio Paiva (Lauro de Freitas). “Espero que nessa mesma linha, outras parcerias surjam para resolver os principais gargalos no trânsito da capital [Salvador]”, disse Pinheiro lembrando ainda que na data de hoje o governador Wagner assinou a ordem de serviço para o início da construção das vias que ligarão a Avenida Luís Eduardo Magalhães/Paralela à BR-324.
Entre as obras de mobilidade urbana anunciadas recentemente pelo governo na capital baiana, também estão o complexo de viadutos do Imbuí/Narandiba e as vias marginais da Avenida Paralela, a duplicação das avenidas Pinto de Aguiar, Gal Costa e Orlando Gomes, além da construção da Avenida 29 de Março e da ligação Lobato/Pirajá. 

Postado por Alexandre Matos
25 de Abril de 2013