Cachoeira: Flica anuncia datas e o primeiro grande autor para 2013

                         



Para os amantes da literatura que adoram uma festa, a terceira edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) já está confirmada para 2013. Lançado nesta quarta-feira (10), o evento está previsto para acontecer entre os dias 23 e 27 de outubro e o primeiro nome já anunciado é o escritor Laurentino Gomes, autor dos best-sellers históricos '1808' e '1822'.

Com realização da Rede Bahia e da Putzgrillo! Cultura, em parceria com a Mirdad Gestão e Cultura, a festa mantém uma programação totalmente gratuita e segue o modelo da última edição. O evento acontece no Claustro do Conjunto do Convento do Carmo, com área climatizada, e se amplia para a Praça da Aclamação, com shows musicais ao ar livre, além de atrair outras ações culturais espontâneas no entorno.

Em relação à programação das mesas, Laurentino deve promover o lançamento do seu terceiro livro na festa, mas os organizadores também garantem outros grandes nomes, ainda sem confirmação. De acordo com Emmanuel Mirdad, curador e um dos coordenadores gerais do evento, a programação das mesas deve aproveitar o calendário de lançamentos de livros na época.

De acordo com Mirdad, a ideia é estar atualizado diante do mercado editorial do Brasil. Entre as novidades, estão uma praça de alimentação e a criação da Fliquinha, um espaço infantil paralelo à programação oficial. "Teremos contação de histórias, palestras e atividades para crianças", contou Marcus Ferreira, da Putzgrillo! Cultura, um dos coordenadores gerais da Flica.

Segundo o prefeito de Cachoeira, Carlos Pereira, o governo municipal também estará mais comprometido com o evento em 2013. "A Prefeitura de Cachoeira irá abraçar a Flica de forma mais especial este ano. A festa pode contar com o nosso apoio, inclusive financeiro. Nosso objetivo é vender o potencial turístico da cidade para o Brasil", afirmou o prefeito.

O projeto é um dos cinco selecionados da Bahia pela Oi Futuro e pela segunda vez recebe o patrocínio da instituição. "É uma grande alegria estar envolvido com a Flica, um projeto que está relacionado com arte, educação, literatura e música. E através da sensibilidade, a ideia é elevar conteúdo e formação para os jovens", contou José Ailton Lira, diretor institucional da Oi e da Oi Futuro.

Para Dante Iacovane, superintendente da Rede Bahia, o projeto nasceu de um sonho. "Este é o terceiro de muitos que virão. Tenho certeza que serão mais de vinte pela frente".

Postado por Alexandre Matos
12  de Abril de 2013