Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) volta a atender em Maragojipe

O Serviço Móvel de Urgência (SAMU) de Maragojipe voltou a atender, após seis meses fora de operação no município. O retorno do serviço foi autorizado na ultima semana, após visita técnica a unidade. O Samu pode ser acionado através do número 192. 
A coordenação geral da Central Regional de Regulação das Urgências, sediada em Santo Antônio de Jesus, realizou a vistoria na Base, veículo e materiais necessários para o pronto atendimento do serviço e autorizou a reativação do SAMU 192 de Maragojipe. 
O serviço foi suspenso em fevereiro deste ano devido a diversas irregularidades encontradas pela atual gestão. Falta de processo seletivo, capacitação, fardamento, documentação irregular do veículo foram alguns dos motivos para a suspensão. 
De acordo com o enfermeiro e coordenador do serviço no município, Rubens Claudio Correia, a Central detectou as pendências e o secretário de Saúde, na época, optou por interromper o serviço até que tudo fosse regularizado. 
Houve publicação de edital; seleção de cinco técnicos mais sete condutores emergencistas, sendo que dois em cadastro reserva; capacitação de 40 horas em urgência e emergência; encaminhamento da documentação para credenciamento e solicitação de vistoria, conforme as normas da portaria. 
O coordenador Correia ressaltou que como o serviço segue a Central Regional de Regulação, e para que um atendimento seja realizado, é obrigatória a ligação no 192 informando o local e a ocorrência para que o registro seja efetuado. E a partir daí a Central Regional aciona a Municipal. 
A Base Centralizada do município fica localizada na Rua Gerhard Meyer Suerdieck.