Cruz das Almas: Elias de Gogó desabafa sobre sorteio do Minha Casa Minha Vida

Fotos: Mídia Recôncavo
O vereador disse que vai acionar o Ministério Público
Na noite desta sexta-feira (1), a Prefeitura Municipal de Cruz das Almas realizou o sorteio de 417 unidades do Programa Minha Casa Minha Vida que foram construídas na localidade da Pumba, zona rural do Município. O vereador Elias de Gogó (SDD), entrou em contato com a reportagem do Mídia Recôncavo para relatar sua insatisfação com o método eletrônico do sorteio, e também com a maneira que ele foi tratado pelo Executivo Municipal, já que o mesmo alega ter sido responsável de não deixar que a distribuição fosse feita por indicação. O vereador que faz parte da bancada de situação do prefeito Dr. Jean (PMDB), não foi se quer citado durante o evento que reuniu centenas de pessoas na Praça do Lavrador, no centro da cidade.
Durante a entrevista, Elias contou que ficou satisfeito em ver a realização do sorteio, mas que ouviu muita gente reclamar do sistema eletrônico, completando que irá acionar o Ministério Público na próxima segunda-feira (4), para saber se tudo aconteceu conforme exigências da Lei.
Confira trechos de mais uma entrevista Exclusiva do Mídia Recôncavo:
Mídia Recôncavo: Como o senhor avalia o sorteio das unidades do Minha Casa Minha Vida?
Elias de Gogó: Essa convocação para o sorteio das 417 unidades do Programa Minha Casa Minha Vida foi feita por mim, mas lamento por não ter sido, se quer, citado nos discursos que existiram nesse palanque.  Eu vejo isso como uma retaliação contra nosso projeto, que luta pela busca da fiscalização do dinheiro público. Eles nem lembraram de convidar o vereador Elias de Gogó para fazer parte do palanque, já que a indicação e a provocação do Ministério Público foi através da minha indicação. Eu, juntamente com a Promotora, Drª Milena Rocha conseguimos fazer uma audiência pública no dia 25 de setembro e hoje não tenho o reconhecimento merecido. O importante é ver o povo participar e saber que eles terão que fazer da forma correta, que é o sorteio, para que as pessoas participem com as mesmas chances de ganhar.
Centenas de pessoas participaram do sorteio em praça pública
Mídia Recôncavo: O senhor está satisfeito com esse resultado alcançado junto ao Ministério Público?
Elias de Gogó: Com certeza! Eu acho que essa foi a forma mais justa, já que as 417 casas não vão dar pra todo mundo. Justamente por isso que provoquei o Ministério Público, para que não pudesse ser distribuída de maneira errada, como já aconteceu no passado. Hoje está acontecendo um sorteio público, uma coisa inédita no município, podem anotar que o dia 1º de novembro vai ficar na história de Cruz das Almas.
Mídia Recôncavo: Diante dessa situação, o senhor continua fazendo parte da bancada de situação?
Elias de Gogó: Tenha certeza disso. Foi um prefeito que ajudei eleger, e ele tem essa convicção. Mas infelizmente essas coisas fazem parte de sistema, já que eles nos deixam tristes com atitudes como essa. Hoje eu me sinto triste por ser o autor desse propósito e eu não fui convidado para ir ao palco. Independente de qualquer coisa, quero deixar bem claro que vou continuar na linha de fiscalização.
Mídia Recôncavo: Até que parte do processo o senhor vai fiscalizar o Programa Minha Casa Minha Vida da localidade da Pumba?
Elias de Gogó: Estou anotando todos os nomes e vou fiscalizar para saber se essas pessoas estão realmente aptas, e também se elas serão realmente as beneficiárias que vão ocupar as residências. Estarei fiscalizando até saber que cada uma dessas pessoas que foram sorteadas hoje, estarão em suas casas. Fique feliz em ver pessoas comemorado: “Ganhei... ganhei.” Mas na próxima segunda-feira (4), irei acionar o Ministério Publico para saber se tudo ocorreu conforme exigência da Lei, afinal de contas esse é o meu papel.

Sexta, 01 de Novembro de 2013