Após declarações homofóbicas, Levy Fidelix é condenado a pagar R$ 1 milhão.

aratuonline-debate-homofobia, vely

Após declarações homofóbicas durante uma participação em um debate na TV, no dia 28 de setembro de 2014, o ex-candidato à presidência da República Levy Fidelix (PRTB) foi condenado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) a pagar uma multa de R$ 1 milhão por uma ação civil pública por danos morais  aberta pelos movimentos Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT). As declarações dele causaram revolta nas redes sociais.

A decisão é a primeira jurisdição hierárquica e cabe recurso. O valor da multa,  será aplicado para ações de promoção de igualdade da população LGBT.

Durante o debate, Levy foi questionado pela ex-candidata Luciana Genro (PSOL) sobre por qual motivo muitos dos que defendem a família não conseguem reconhecer o direito de casais homossexuais terem um casamento civil. Levy disparou sem papas na língua; “dois iguais não fazem filho” e que “aparelho excretor não reproduz”.

Além disso, na ocasião ele comparou homossexualidade com pedofilia ressaltando que o Papa Francisco estava promovendo ações de combate ao abuso infantil ao afastar sacerdotes suspeitos da prática. Completando o discurso homofóbico, Levy ainda disse que o mais importante é que a população LGBT fosse atendida no plano psicológico e afetivo, porém “bem longe da gente”.

Terça 17 de Março de 2015