A Força Aérea Brasileira (FAB) afastou um controlador de tráfego após dois aviões ficarem muito próximo um do outro em pleno ar sobre a Bahia, na tarde do último domingo (28). Um Boeing 737-800 da Gol, que fazia a rota entre Salvador e Aracaju, ficou na rota de um ATR-72 da Azul, que ia de Barreiras (BA) a Salvador .
De acordo com o piloto de voo da companhia aérea Gol, a distância entre as aeronaves ficou a 200 pés, ou 61 metros. Em uma gravação que foi disponibilizada num fórum de aviação, o piloto chama a atenção da controladora de tráfego devido à proximidade dos aviões. As aeronaves por motivos de segurança convencional devem ficar de 1.000 pés, ou 300 metros.
Segundo a publicação da Gazeta do Povo, os aviões têm equipamentos capazes de detectar a proximidade de outra aeronave – são os TCAS, sigla em inglês para sistema anticolisão de tráfego. Quando uma aeronave está muito próxima da outra, um alerta é dado na cabine aos pilotos das duas aeronaves para manobrarem – em direções opostas. Esses episódios são conhecidos como quase colisão e tratados como incidente.
Além disso, existem três escalas de alerta no TCAS indicando proximidade de aviões, neste ocorrido a aeronave da Azul apareceu no radar do avião da Gol na segunda escala, uma antes da vermelha, a mais grave, que determina manobra evasiva.
Ainda segundo a publicação, a Gol disse não ter havido alerta dos sistemas de bordo quanto a uma possível colisão e que o Boeing 737-800 se manteve a distância segura de outros aviões. A empresa avalia que os aviões estavam a uma distância horizontal segura. Segundo a FAB, o afastamento é preventivo e se dá até o final das investigações. Essa medida está prevista nas normas do Sistema de Controle do Espaço Aéreo. A organização não divulga o número de quase colisões no país. A companhia área Azul está investigando o caso. Aratu Online.