Publicitário sepultado diante de multidão

Sepultamento do corpo transcorreu em clima de comoção, às 15h desta segunda-feira, 4 - Foto: Mila Cordeiro l Ag. A TARDE

A primeira segunda-feira do ano foi dia de despedida para profissionais de comunicação, autoridades, amigos e familiares que conviveram com o publicitário Fernando Oliveira de Carvalho, 77 anos. O sócio-fundador da agência Morya (antiga Publivendas) e ex-prefeito de Maracás foi sepultado às 15h, no Jardim da Saudade, no bairro de Brotas, em Salvador.
O publicitário estava internado há 60 dias no Hospital Aliança e morreu na noite de domingo, 3. Nascido em Santo Amaro, em 1938, ainda jovem foi viver em Salvador e começou a trabalhar como corretor de imóveis e depois incorporador.
Mas foi na publicidade que se destacou e atuou durante 40 anos. Foi presidente e fundador da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap-BA) e do Sindicato das Agências de Propaganda (Sinapro-BA).
Em 1984, recebeu o prêmio de publicitário do ano. Foi prefeito de Maracás de 1996 a 2004. Ganhou, do Sebrae, o prêmio de "Prefeito Empreendedor". Em sua gestão, estimulou o desenvolvimento da agricultura familiar e Maracás passou a ser conhecida como a 'cidade das flores'.
O publicitário e colunista de propaganda Nelson Cadena acompanhou a trajetória de Carvalho. "Foi  uma pessoa que ajudou a publicidade a ter uma visibilidade maior.  Ganhou prêmios nacionais e internacionais na política. A minha relação com ele e dele com todos os profissionais da comunicação foi sempre positiva. Nizan Guanaes, que é hoje um dos acionistas da Morya, costuma dizer que a empresa tem o DNA de Fernando Carvalho", contou.
O amigo Roberval Luania, da Central do Outdoor, trabalhou com ele na época da Publivendas. "Era uma pessoa boníssima, não tinha inimigos. Ele significa muito para o meio", disse, emocionado.
Renato Tourinho, vice- presidente da Abap e diretor da Propeg, também prestou as suas homenagens. "Fernando deixa exemplos inigualáveis: competência, honradez, profissionalismo, muita criatividade na publicidade. Essa geração que vem aí tem muito que aprender com o que ele deixou", disse.
O irmão, Otávio de Carvalho, foi fundador da Publivendas. "Ele foi um continuador do que comecei e fez um trabalho muito respeitado, tanto na Bahia como no Brasil todo", disse. A Tarde.

Terça, 05 de Janeiro de 2016