Avião da PF que levou João Santana quase colidiu com avião da FAB


Um incidente no aeroporto internacional Juscelino Kubstichek mobilizou o controle do tráfego em Brasília, às 7h30 da manhã de terça-feira, quando o bimotor da Polícia Federal, que transportaria o publicitário João Santana e sua mulher Mônica Moura de São Paulo para Curitiba, cometeu um erro na decolagem da capital federal para cumprir a missão e quase se chocou com um avião da Força Aérea que decolava, no mesmo instante, de outra pista. 

Desde o final do ano passado, duas pistas de decolagem estão funcionando no aeroporto de Brasília, com 1,8 mil metros de distância entre uma e outra, permitindo que dois aviões pousem e decolem ao mesmo tempo. 

O avião da PF, que estava na pista da direita, ao decolar para São Paulo para pegar Santana e sua mulher, ao invés de manter a reta na decolagem e fazer curva à direita após atingir cerca de 200 metros de altura, conforme indica o procedimento, curvou à esquerda. 

Já o avião da FAB 2582, que voava com destino a Vitória (ES), sem passageiros, era manter a reta de decolagem até cerca de 35 quilômetros do aeroporto e também seguir para a esquerda. 

Ao ver que o avião da PF estava saindo para o lado errado e vindo em sua direção, o piloto da FAB entrou em contato com o controle de tráfego aéreo em Brasília. 

“Interrompa subida agora. Interrompa subida agora”, disse e repetiu o operador do tráfego aéreo, dando novas instruções ao piloto da Aeronáutica e mudando sua direção. Política Livre.

Quinta, 25 de Fevereiro de 2016