Discussão de processo contra Cunha no Conselho de Ética é adiada novamente

O presidente do Conselho de Ética, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), desistiu de retomar nesta quarta-feira, 24, a discussão do parecer prévio do relator Marcos Rogério (PDT-RO) que pede a continuidade do processo por quebra de decoro parlamentar contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). 

A sessão de hoje chegou a ser aberta mas, orientado por outros colegas sobre a possibilidade da “tropa de choque” de Cunha pedir a anulação da reunião porque ela concorria com a sessão plenária, Araújo suspendeu os trabalhos na expectativa de que pudesse retomar o debate ainda hoje, ao término das votações. 

Como o peemedebista esticou a sessão no plenário e sinalizou que poderia levar as votações até mais tarde, Araújo decidiu remarcar a próxima reunião do colegiado para terça-feira, 1º. 

Pouco antes de Araújo anunciar que não haveria mais sessão nesta noite, o deputado Marco Feliciano (PSC-SP) fez uma questão de ordem sobre a necessidade de se cancelar uma reunião e não suspendê-la, como fez Araújo nesta tarde. 

“(O regimento) é claro ao dizer que em nenhum caso o horário das comissões não poderá coincidir com a ordem do dia. Indago se os presidentes das comissões podem legislar e criar uma nova hipótese para suspensão para o caso de início da ordem do dia e retomada posterior ou devem, como manda o regimento, encerrar a sessão e proceder uma nova convocação”, disse Feliciano, um dos aliados de Cunha. 

A questão de ordem foi acolhida e ainda será respondida pela Mesa Diretora. Política Livre.

Quinta, 25 de Fevereiro de 2016