Em Salvador, Lewandowski critica pauta conservadora e punitivista do Congresso


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Ricardo Lewandowski, criticou na noite desta sexta-feira (26) as pautas conservadoras e punitivistas do Congresso Nacional. O ministro proferiu palestra no 2º Fórum Nacional de Alternativas Penais para aplicadores do Direito, em Salvador.
 
Ainda na sua fala, Lewandowski voltou a condenar o crescimento da cultura do encarceramento no Brasil. Segundo dados apresentados pelo ministro, de 2000 para cá, a população carcerária no país cresceu 161%. "Estamos encarcerando massivamente os nossos irmãos", pontuou.
 
De acordo com o presidente, se for mantido o ritmo crescente de prisão, em 2075, um em cada 10 brasileiros estará atrás das grades. No entendimento dele, no Brasil se "prende muito e se prende mal" e não é, segundo ele, para ressocializar, mas sim por "vingança da sociedade" 
 
O ministro voltou a criticar também a decisão do Supremo que autoriza a prisão a partir de uma determinação da segunda instância. Para ele, a decisão antecipa a ida das pessoas para o "inferno de Dante".  Bocão News.

Sábado, 27 de Fevereiro de 2016