Hotel Pestana fecha em definitivo na segunda-feira



A notícia para o trade turístico de Salvador não poderia ter sido pior. O maior hotel da cidade, com 430 apartamentos, localizado no bairro do Rio Vermelho, fecha em definitivo as portas na próxima segunda-feira (29).Com ele se vão 36 anos de história, pois o antigo Le Meridien (atual Pestana) foi construído no final dos anos 70, sendo o primeiro grande hotel cinco estrelas de Salvador.

O fechamento do hotel, confirmado pela própria direção do Pestana Hotel Group, de Portugal, não foi bem digerida pelos empresários do setor e muito menos pelo secretário estadual de Turismo da Bahia, Nelson Pelegrino.Pelegrino disse, em nota oficial divulgada pela Assessoria de Comunicação, que disse que “é inaceitável o fechamento desta que é uma das mais importantes unidades hoteleiras da Bahia”.

Para o presidente do Sindicato dos Hotéis, restaurantes, bares e similares de Salvador e Litoral Norte (Sindhotéis), Gilberto Marquezini, o maior problema está na indefinição sobre o que será feito no local do Hotel pestana.“Não se sabe o que vai acontecer daqui porá frente e como iremos recuperar a imagem do turismo na Bahia, que sofre um profundo abalo com o fechamento do hotel”, disse. 

O Pestana Hotel Group tem 87 unidades em 15 países da Europa, África e Américas. No Brasil, a rede opera atualmente com 8 unidades em cidades, entre resorts e empreendimentos corporativos.De acordo com a revista norte-americana “Hotels”, o Pestana Hotel Group ocupa a 125ª posição do top 300 das empresas hoteleiras mundiais e 26º no ranking do European Hotel Survey, da revista “Hotel Management International”.

O Hotel Pestana na Bahia foi construído pelo Banco do Brasil há 40 anos para abrigar o Le Meridien. Em 1987 foi arrendado pelo Grupo Sisal, mantendo o mesmo nome,mas em 2000 foi fechado. Reabriu no ano seguinte com o nome de Carlton Bahia (Pestana). Política Livre.

Sábado, 27 de Fevereiro de 2016