Lula aceita convite de Dilma e assume a Casa Civil

Mesmo reticente, Lula acabou aceitando convite de Dilma para ser ministro - Foto: Ricardo Moraes | Agência Reuters
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aceitou o convite da presidente Dilma Rousseff para assumir um ministério. O acordo foi fechado em reunião nesta quarta-feira, 16, no Palácio da Alvorada, em Brasília. 
Lula assumirá a Casa Civil no lugar de Jaques Wagner, que também participou do encontro junto com o ministro da Fazenda Nelson Barbosa. 
O ex-governador da Bahia será chefe de gabinete de Dilma, mantendo o status de ministro.
A informação foi dada inicialmente pelo líder do PT na Câmara, Afonso Florence (BA), e pelo líder do governo na mesma Casa, José Guimarães (PT-CE). Às 13h50, o Blog do Planalto publicou nota informando sobre a mudança no governo:
"A presidenta da República, Dilma Rousseff, informa que o ministro de Estado chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, deixará a pasta e assumirá a chefia do Gabinete Pessoal da Presidência da República.
Assumirá o cargo de ministro de Estado chefe da Casa Civil o ex-Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Assumirá, ainda, o cargo de ministro de Estado chefe da Secretaria de Aviação Civil, o deputado federal Mauro Ribeiro Lopes.
A presidenta da República presta homenagem e agradecimento ao Dr. Guilherme Walder Mora Ramalho pela sua dedicação.
Secretaria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República".
O discurso é de que a ida de Lula para o governo tem o objetivo de ajudar o país a sair da crise econômica e impedir o impeachment de Dilma.
"Temos um ministro chefe da Casa Civil com larga experiência para ajudar o Brasil. A decisão de Lula na Casa Civil decorre do compromisso com o país, única e exclusivamente imbuído do propósito de ajudar o país a sair da crise", disse o deputado Afonso Florence.

Quarta, 16 de Março de 2016