Rui Costa vai em busca de "negócios da china"

Rui Costa segue em viagem até 14 de março - Foto: Joá Souza l Ag. A TARDE l 29.10.2015
Com o objetivo de acertar os ponteiros com quem "decide", o governador Rui Costa partiu na sexta, 4, em missão comercial na China (com retorno previsto para o dia 14 de março) para dar seguimento a tratativas que já manteve na Bahia com representantes comerciais chineses interessados, segundo o governo estadual, em investir no estado.
A crise econômica afetou a economia chinesa, mas num impacto menor que em outros países, como revelou o resultado do Produto Interno Bruto da China em 2015, crescimento de 6,9% nada menos que o pior resultado dos últimos 25 anos. Em 2014 esse índice ficou em 7,3%.
Em comparação com o Brasil, a diferença é enorme. O PIB brasileiro de 2015, divulgado na sexta, apresentou um recuo de 3,8%. A missão baiana ocorre também num cenário ruim das vendas externas do estado: US$ 457,9 milhões em janeiro, ou seja, 16,2% menor que o mesmo período de 2015.
É o pior janeiro das exportações baianas desde 2009, conforme boletim da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia. Ou seja, o momento impõe agressividade dos agentes públicos e empresariado do estado para atrair mais investimentos.
Projetos

Rui não tinha, contudo, nenhum número a revelar, antes da viagem, mas vai com alguns projetos a oferecer aos chineses principalmente na modalidade parcerias público-privadas. Esses projetos têm valores conhecidos como lembra o próprio governador. A Tarde.

Segunda, 07 de Março de 2016